A cabo feminina Thamiris (foto), que chegou recentemente na 4ª Companhia da Polícia Militar de Matão, dialogou com um senhor de 46 anos de idade, que estava disposto a se atirar do pontilhão da linha férrea, na Avenida São Paulo e conseguiu salvá-lo da morte.
Recém chegada a Matão para compor o efetivo da 4ª Companhia, a cabo Thamiris, vinda do Canil da PM, conquistou a simpatia e admiração dos colegas pela sua simplicidade e capacidade.
Eram cerca de 21h30 quando ocorreu um chamado na Central de Emergência 190 da Polícia Militar e o soldado Luziano deslocou uma viatura ao Jardim do Bosque.
No local, a vítima estava apoiada do outro lado da mureta do pontilhão, desiludido e disposto a concretizar o suicídio.
A tensão aumentou quando os policiais escutaram o apito do trem, que se aproximava do local, que era o objetivo do tentante.
A cabo Thamiris e seu parceiro de viatura, soldado Prudêncio se aproximaram e com muita calma, a feminina iniciou o diálogo.
A vítima respondeu chorando, que estava tentando criar coragem para pular, momento este que os policiais militares seguraram um em cada braço, voltando ele para o lado seguro da calçada.
Mais calmo, declarou que havia sofrido uma desilusão amorosa, pela qual se sentia culpado, que já não via mais sentido na vida e que faz tratamento para depressão.
Foi solicitado apoio do Samu, que prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Pronto Socorro para medicação e internação.
Compareceram como apoio no local os sargentos Altieri e Cagnin, cabos Araújo, Corina, Espedo e Eliezer, soldados Borges, Gabriel (ex policial rodoviário) e Azevedo.
Reconhecimento.
Mais calmo e aliviado, o tentante agradeceu o apoio dos policiais militares, dizendo que se não fosse por eles teria tentado contra a vida.
A participação da cabo Thamiris foi determinante, pois agiu com muita calma e dando segurança à vítima.
A postura dela deverá ser reconhecida pelo comando da Polícia Militar e 13º batalhão, pois ela salvou uma vida.
POR MAURY JUNIOR