NOTA OFICIAL DA PREFEITURA SOBRE TRANSTORNO NOS ATENDIMENTOS DO CIAF CENTRO
NOTA OFICIAL DA PREFEITURA SOBRE TRANSTORNO NOS ATENDIMENTOS DO CIAF CENTRO
Na tarde de ontem (terça-feira, 07/01), publicamos uma matéria relatando os transtornos enfrentados por pacientes do CIAF Centro durante a manhã do mesmo dia. O relato de uma moradora destacou dificuldades no acesso ao atendimento.
Diante da situação, encaminhamos o caso à Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, para obter maiores informações sobre o que aconteceu.
O Secretário de Saúde, Diego Nogueira, comprometeu-se a apurar os fatos para atender às demandas do jornal e da população. Ele assegurou que enviaria uma resposta assim que tivesse conhecimento completo sobre o ocorrido.
Na tarde desta quarta, o Secretário enviou uma nota oficial ao jornal sobre essa situação.
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NOTA OFICIAL
A Prefeitura de Jaboticabal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que preza pelo atendimento humanizado em todas as unidades de saúde, principalmente no CIAF Centro, que atende pacientes que necessitam de cuidados ainda mais especializados e acolhedores.
Atualmente, o CIAF realiza uma média de 500 atendimentos diários, incluindo consultas médicas e retirada de medicação na farmácia, o que resulta em um fluxo intenso de pacientes ao longo de todo o horário de funcionamento da unidade.
Em relação à informação de que um médico estaria fazendo pausa para o café, a Prefeitura esclarece que, embora todos os profissionais tenham direito a uma pausa, nesta ocasião específica, o profissional apenas teria ido ao encontro de outro profissional da unidade para repassar a demanda de um paciente que ele havia acabado de consultar.
A Prefeitura destaca, ainda, que nesta quarta-feira, dia 08 de janeiro, foi realizada uma reunião de alinhamento estratégico com os gestores de todas as unidades de saúde do município, liderada pelo secretário Diego Nogueira, em que foram pontuadas as principais demandas da área. O objetivo é aprimorar os serviços prestados à população.
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CONCLUSÃO
A situação no CIAF Centro reflete o desafio de equilibrar a alta demanda por atendimento com a qualidade esperada pelos pacientes.
De um lado, a Secretaria de Saúde enfrenta dificuldades em oferecer um serviço eficiente devido ao grande número de pessoas que precisam de assistência na área de saúde mental.
De outro, muitos pacientes do CIAF Centro já relataram insatisfação, apontando que as filas são longas, mas as consultas são muito rápidas e impessoais, com pouco diálogo, e que falta um acompanhamento mais próximo no tratamento e na evolução do uso de medicamentos.
Apesar das dificuldades, é importante cumprimentar o Secretário de Saúde, Diego Nogueira, pelo compromisso em apurar a situação e pela iniciativa de realizar uma reunião de alinhamento estratégico com os gestores de unidades de saúde do município.
Da mesma forma, nossos cumprimentos à população que exerce sua cidadania ao reivindicar seus direitos e buscar melhorias no sistema público de saúde.
Esperamos que as medidas tomadas pelo secretário amenizem o problema, e que a população continue ciente de seu dever em cobrar eficiência dos serviços públicos.