Notícia de Jaboticabal
Rodeio é pauta de reunião na Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal
Postado em 14/05/2022

Rodeio é pauta de reunião na Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal

Rodeio é pauta de reunião na Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal
 
A Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara Municipal de Jaboticabal se reuniu na tarde de terça-feira (10/05) com representantes do Rodeio Show de Jaboticabal e da Associação Protetora dos Animais (APA), que tem a frente o professor e médico veterinário Jeffrey Lui, para discutir sobre a promoção e fiscalização do bem-estar animal na competição de rodeio que acontece na cidade entre os dias 15 a 17 de junho.
 
A vereadora Val Barbieri (PRTB), que preside a comissão permanente da Câmara, formada ainda pelos vereadores Ronaldinho (PATRI) e Daniel Rodrigues (PSDB) - representados por suas assessorias -, propôs a formação de uma comissão para acompanhar, no local do evento, o tratamento dispensado aos animais que vão participar da competição.
“Não podemos ignorar que os rodeios são fontes de renda para muitas famílias, principalmente da área de eventos, ambulantes, ou seja, geram muitos empregos diretos e indiretos para o sustento familiar. Por outro lado, temos a causa animal, que defendemos. Por isso temos que ficar de olho e dar toda a atenção para que os animais tenham seus direitos de cuidado e bem-estar resguardados. E é isso que vamos fazer durante todo o evento, ajudar na fiscalização para zelarmos pela integridade física dos animais”, disse Val Barbieri.
A comissão proposta para o acompanhamento, segundo a parlamentar, deverá ser formada por um representante da Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara Municipal, representantes da Associação Protetora dos Animais (APA), e por veterinários independentes. Ainda segundo Val Barbieri, um ofício com a solicitação deverá ser enviado nos próximos dias para a comissão organizadora do evento.
De acordo com Frank Silva, que representou o Rodeio Show de Jaboticabal na reunião, todos os cuidados estão sendo tomados, e garantiu que “os animais de competição são muito bem tratados, até mais do que muitas pessoas”. Ainda segundo ele, os bovinos que participarão do rodeio em Jaboticabal “ficarão em uma fazenda em Taquaritinga, pertencente a um dono de boiada e que, por isso, já possui estrutura como currais separados, área para atividades de relaxamento. Nos dias de rodeio, os animais vêm no horário da competição e em seguida retornam para a fazenda”, contou Silva.
Ainda conforme o representante da promotora do evento, médicos veterinários acompanham todos os animais, bem como o evento conta com a liberação da Casa da Agricultura.
Fonte:Com a Palavra
 
 
 
 
 
 
 

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024