Notícia de Dumont/Guariba/Pradópolis
Alunas da Rede Municipal de Guariba são destaque em sua primeira participação na OBQJr
Postado em 16/11/2021

Alunas da Rede Municipal de Guariba são destaque em sua primeira participação na OBQJr

Alunas da Rede Municipal de Guariba são destaque em sua primeira participação na OBQJr (Olimpíada Brasileira de Química Junior)
 
Em sua primeira participação na OBQJr as alunas ANA MARIA JULIO DA ROCHA e JULY VENTURA PEREIRA ambas da EMEB ALFREDO ROLIM DE MOURA, conseguiram o certificado de menção honrosa na OBQJr (Olimpíada Brasileira de Química Junior).
Esse é o segundo ano que os alunos da Rede Municipal de Guariba participam da OBQJr. No ano de 2020 oito alunos participaram da olimpíada, sendo que quatro foram classificados para a segunda fase. Em 2021 foram dez inscritos na OBQJr, sendo que cinco se classificaram para a próxima fase e destes, as duas alunas foram o grande destaque, estando entre os melhores do Brasil.
 
A Olimpíada Brasileira de Química Júnior – OBQ Jr tem como objetivos estimular Ciências da Natureza, de modo especial a Química, contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.
A OBQJr é uma olimpíada para estudantes do 8° e 9° ano. Em 2021 o exame funcionou em duas fases, sendo a primeira constituída por 20 questões objetivas, com caráter eliminatório. A segunda fase foi constituída por 20 questões objetivas (cada uma valendo dois pontos cada, que somam 40 pontos) e 3 questões analítico-explicativa, questões que envolve análise de gifs, imagens em movimento e vídeos, (cada uma valendo até 20 pontos cada, que somam 60 pontos), preparando os alunos para um futuro Enem 100% digital.
O professor Samuel Gustavo Ortolani, representante e colaborador da OBQJr e de outras olimpíadas do conhecimento na Rede Municipal de Guariba, se diz muito feliz com esse excelente resultado, e agradece a participação de todos os alunos que participaram da OBQjr-2021 e a colaboração demais professores que inscreveram e apoiaram os seus alunos a participar da OBQJr-2021.
 
O Secretário de Educação, Prof. João Marques, Gouvêa Neto, ressalta que estes resultados são fruto de um trabalho muito bem feito por professores, gestores e alunos, que mesmo diante de dificuldades enfrentadas no período de pandemia, continuaram se esforçando para um aprendizado de qualidade.
 
O prefeito Celso Romano parabeniza as alunas pela brilhante participação. “É um orgulho para nossa cidade ver nossos alunos se destacando em competições nacionais, demonstrando a qualidade da nossa educação. Que muitas outras conquistas possam acontecer", disse o prefeito.

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2020