Notícia da Região
Check-up infantil: veja a importância de cuidar da saúde das crianças
Postado em 31/07/2021

Check-up infantil: veja a importância de cuidar da saúde das crianças

Check-up infantil: veja a importância de cuidar da saúde das crianças
 
Pediatra do Grupo São Francisco afirma que as consultas regulares são essenciais para o crescimento saudável dos pequenos
A saúde das crianças é assunto sério para os pais. Mas, muitos deles possuem dúvidas quanto à necessidade de realizar check-up médico nos pequenos. Alexander Engelberg, pediatra do Grupo São Francisco - que faz parte do Sistema Hapvida - garante que este cuidado é fundamental, assim como as consultas de rotina.
 
"É muito importante ter um acompanhamento regular com o pediatra e não esperar a criança estar doente para passar em consulta", afirma o pediatra. "São nas consultas de rotina que o pediatra pode conversar mais detalhadamente sobre aspectos importantes da saúde da criança, como alimentação, hábito intestinal, prática de atividade física, entre outras coisas. E, de acordo com uma análise detalhada e criteriosa dos hábitos de saúde do paciente, detectar a necessidade de solicitar exames complementares", completa.
Para Engelberg, o acompanhamento regular com o pediatra e a realização de exames, quando solicitados pelo médico, são essenciais para prevenir doenças e proporcionar um crescimento saudável dos pequenos.
Isso porque, de acordo com o pediatra do Grupo São Francisco, há muitas doenças - físicas, emocionais e comportamentais - que podem interferir no crescimento saudável das crianças. "Doenças como a anemia; parasitoses intestinais; hábitos alimentares ruins; excesso de exposição às telas; diminuição das atividades físicas regulares, causando a obesidade; podem interferir no crescimento. Então, durante o acompanhamento pelo pediatra, vários aspectos podem ser detectáveis e decisivos para a saúde desta criança", explica.
De acordo com ele, diversas coisas podem interferir no desenvolvimento saudável dos pequenos. Por isso, o pediatra deve estar atento para detectar essas alterações de forma precoce e atuar de forma preventiva.
Número de consultas
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a quantidade de visitas ao pediatra depende da idade da criança e das necessidades específicas para cada caso. Nas situações mais comuns, a recomendação é de três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida, uma vez por mês entre dois e seis meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê. Para as crianças com dois anos ou mais, o ideal é uma consulta a cada três meses e uma vez por semestre a partir dos 6 anos. Na fase dos 7 aos 18 anos, uma consulta por ano é suficiente para conhecer a condição de saúde do paciente.

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2020