Notícia de Dumont/Guariba/Pradópolis
Alunos de Guariba estão na 2ª fase da OBC - Olimpíada Brasileira de Ciências 2021
Postado em 21/07/2021

Alunos de Guariba estão na 2ª fase da OBC - Olimpíada Brasileira de Ciências 2021

Alunos de Guariba estão na 2ª fase da OBC - Olimpíada Brasileira de Ciências 2021
 
Mesmo após um ano de aulas remotas, 3 alunos da Rede Municipal de Educação de Guariba se classificaram para a 2º fase da OBC - Olimpíada Brasileira de Ciências, e concorrem a vagas na OCJA - Olimpíada de Ciências Junior Americana e para a IJSO - Olimpíada Internacional Junior de Ciências, que esse ano ocorrerá em Dubai – Emirados Árabes Unidos, no mês de dezembro.
 
Ao todo, foram 500.000 alunos de todo o Brasil inscritos na competição, do 8º ano do Ensino Fundamental à alunos da 1ª série do ensino médio, tanto de escolas particulares como de escolas públicas (federais, estaduais e municipais).
330 alunos se classificaram para a segunda fase, sendo 3 alunos de Guariba:
• Ana Maria Júlio da Rocha - EMEB Prof. Alfredo Rolim de Moura
• Miguel Alves Botelho - EMEB Prof.ª Maria Cecília P. de Faria
• Thiago Penteado Guiminhere - EMEB Gino Bellodi
A OBC é considerada a olimpíada do conhecimento mais difícil de todas, devido ao seu alto grau de complexidade nos exercícios de Biologia, Química e Física, bem como as regras mais rigorosas. Dita o regulamento que se o aluno erra uma questão, descontam-se pontos da sua nota. Essa regra existe para evitar “chutes” durante a realização da prova, uma vez que seu principal objetivo é selecionar alunos para as olimpíadas internacionais.
O Secretário Municipal de Educação, João Marques Gouvêa Neto, destaca que os alunos classificados para a segunda fase da Olimpíada são de escolas diferentes, o que demonstra a qualidade do ensino da Rede Municipal de Educação. “Estamos muito felizes por esse resultado, que evidencia a qualidade do ensino de nossa cidade. Parabéns a todos os alunos de nossa cidade que conseguiram se classificar. É um orgulho muito grande para todos os profissionais de educação, pais e alunos”, disse.
O professor Samuel Ortolani, ATP de Ciências e representante do município na OBC, ressalta que estes resultados reforçam que quando há o interesse dos alunos, a colaboração dos pais, incentivos dos professores e da administração pública municipal, nada é impossível, nem mesmo em época tão difícil como essa da pandemia e de aulas remotas.
O prefeito Celso Romano parabeniza os alunos classificados, o professor Samuel e toda equipe gestora da Rede Municipal de Educação e escolas municipais. “Fico muito feliz por esses resultados representativos conquistados por nossos alunos. Desejo muita sabedoria para a sequência das olimpíadas. Independente do resultado final, todos já são vencedores, por se dedicarem e buscarem o conhecimento. Tenham certeza de que todo esse esforço serve como exemplo para os demais alunos de nossa cidade. Parabéns”, concluiu o prefeito.

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2020