Notícia de Pitangueiras/Taiaçu/Taiúva
Câmara de Pitangueiras aprova criação de CPI para investigar gastos e a gestão da Saúde
Postado em 03/06/2021

Câmara de Pitangueiras aprova criação de CPI para investigar gastos e a gestão da Saúde

Câmara de Pitangueiras aprova criação de CPI para investigar gastos e a gestão da Saúde
 
?Comissão deverá apurar responsabilidade pelo fechamento dos serviços que eram prestados aos pacientes, em plena pandemia, pela Santa Casa, além da qualidade do atendimento da nova UPA ? recém inaugurada pela Prefeitura.
A Câmara de Pitangueiras aprovou em sessão ordinária, na noite de ontem, Requerimento apresentado por seis vereadores ? Francis Luis, Márcia Bento, Haroldo Louzada, Henry Santos, Ailson Fiscal e Paulo Ataíde. Os vereadores presentes na sessão votaram favoráveis à abertura do processo de investigação.
 
A CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito ? será presidida pelo vereador Haroldo Louzada (Patriotas) e terá como relatora a vereadora Márcia Bento (PSD). Outros três parlamentares foram eleitos e irão atuar como membros, Gerson Roberto (Preto da Serralheria/MDB), Walter Vieira (Cidadania) e Henry Santos (PSDB).
 
Além do presidente da Câmara Francis Luis e do vereador eleito para presidir a CPI, Haroldo Louzada, outros vereadores usaram da palavra para defender a investigação. O presidente Francis destacou que a função da CPI é trazer respostas à sociedade. “Doa a quem doer. Nós temos que mostrar que a Câmara é atuante e independente. Este é o nosso papel e a população espera isso de cada um de nós”, enfatizou.
Entre as justificativas para instaurar o processo contra o município, os vereadores destacaram a necessidade de apurar a gestão dos recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19, de origem federal e estadual; eventual responsabilidade pela falta de leitos de UTI aos pacientes que desenvolveram casos graves da doença, além do polêmico fechamento dos serviços que eram prestados pela Santa Casa. A avaliação da qualidade dos serviços prestados na UPA – Unidade de Pronto Atendimento municipal, recém inaugurada, os serviços prestados pela Organização Social que presta serviços ao município ? também deverão ser investigados.
O Requerimento que deu origem à CPI também relata o episódio que abalou os moradores de Pitangueiras e Ibitiuva, registrado em março passado, quando três pacientes do município perderam a vida para o coronavírus à espera por um leito de UTI.
A sessão de ontem está disponível na fanpage oficial da Câmara de Pitangueiras ? facebook.com/cmpitangueiras/.

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024