Notícia de Matão/Taquaritinga
73º edição do Corpus Christi de Matão resgatará memórias com live especial
Postado em 29/05/2021

73º edição do Corpus Christi de Matão resgatará memórias com live especial

73º edição do Corpus Christi de Matão resgatará memórias com live especial
 
“Transmissão acontecerá nas Redes Sociais da Prefeitura de Matão, às 14h00. Atrações musicais, entrevistas, exibições de fotos da população e surpresa preparada por artistas compõem a programação”
Na próxima quinta-feira (03), acontece a celebração da 73ª edição do Corpus Christi de Matão. Na data, uma das maiores tradições, renasce com uma live especial transmitida nas redes sociais da Prefeitura, a partir das 14h00, diretamente da Casa da Cultura. A live poderá ser assistida através dos seguintes links: http://is.gd/prefeituradematao (youtube) ou https://www.facebook.com/prefeituramatao (facebook).
 
Haverá cobertura das celebrações das Paróquias de Matão, Silvânia e Distrito de São Lourenço do Turvo. A programação também contará com a benção de um Padre, participações especiais de personalidades que colaboraram com o crescimento da Festa, apresentações musicais e exibição de vídeos com imagens que eternizam a memória deste evento religioso, considerado patrimônio histórico e cultural, sendo um dois maiores do País.
“Este dia tão sagrado precisa ser especial, independente do encontro entre as pessoas nas ruas. O prefeito Adauto Scardoelli, sabendo do desejo da população em celebrar a data, iniciou uma conversa com diversos setores para que algo fosse feito, e vamos fazer. Gostaríamos de ter as ornamentações e o colorido dos tapetes, mas infelizmente não será possível. A intenção é despertar a esperança e a reflexão sobre a vida, diante da atual realidade”, disse o prefeito em exercício, Aparecido Ferrari.
 
Neste ano, de uma forma diferente, o desafio foi criar um “novo” Corpus Christi que mantivesse suas características representadas pela arte e fé, sem a multidão do público pelas ruas. “As incertezas deste momento atípico, fizeram com que diversos departamentos da Prefeitura de Matão e as Paróquias, reinventassem a comemoração de um símbolo tão enraizado e fortalecido na cultura das gerações dos matonenses. O cenário será menor, mas o que vale é o sentido deste dia. Reforçamos que tudo está sendo organizado com segurança, cumprindo todas as regras de combate ao coronavírus”, ressaltou o secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno, William Di Gaetano Bassi.
Na live na Casa da Cultura de Matão, personagens contarão suas histórias, ilustradas com imagens atuais e antigas, resgatadas de acervos da população e captadas pelo público online.
A partir desta sexta-feira (28), quem tiver fotos dos tapetes ou de algum momento das edições anteriores, podem enviá-las para o whatsapp da Casa da Cultura, através do número 3382-6640 (basta adicionar o contato e interagir normalmente).
A ideia é que cada cidadão contribua com o resgate desta história com suas imagens. “Esta edição será um misto entre o passado e o presente. Vamos voltar ao tempo e relembrar todas estas mais de sete décadas. E pensando na nova geração, decidimos fazer a live para que todos possam acompanhar e, assim, despertar ideias com a atuação de mais pessoas nas edições futuras”, disse o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.
Pensando na interação, acessibilidade e comunicação, a live será transmitida com a tradução simultânea de duas interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Reconhecida também pela união de talentos locais, a apresentação na Casa da Cultura e nas Paróquias, contará com intervenções artísticas. O atual diretor de eventos Culturais, Elio Floriano, que confecciona suas obras desde 1987, diz que o público será contagiado pela emoção. “Garanto que será muito bom para todos que viveram e participaram em algum momento da festa. Preparamos uma surpresa com artistas que todos os anos confeccionam manualmente os quadros pelas ruas de Matão. Neste contexto, pedimos à população de Matão, que deixe a celebração ainda mais especial. Seja um artista e enfeite de sua maneira as suas casas para que Jesus passe. Em 2021, o Corpus Christi de Matão renascerá através da fé e esperança de cada um de nós”, afirmou.

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024