Notícia de Pitangueiras/Taiaçu/Taiúva
NOTA EM RESPOSTA À PUBLICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL
Postado em 11/04/2021

NOTA EM RESPOSTA À PUBLICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL

NOTA EM RESPOSTA À PUBLICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL
 
A Santa Casa vem a público esclarecer sobre a atual situação da Entidade, em relação à Pandemia e aos atendimentos do Pronto Socorro:
Os atendimentos à população no Pronto Socorro da Santa Casa nunca deixaram de ser efetuados.
A iniciativa de fechamento do Pronto Socorro ocorre em virtude da não concordância com o Plano de Trabalho elaborado pela Santa Casa, com o valor de R$ 828.155,55, onde a Prefeitura oferta um valor menor, que não supre os gastos da Entidade, e, ainda, querem incluir cláusulas contratuais que proíbem a remuneração de parentes do Provedor.
 
A Santa Casa não concorda com essa colocação da Prefeitura, pois não existe lei que impeça tal feito e, tais cláusulas nunca foram cogitadas nas renovações dos contratos anteriores.
Conforme o Ofício anexado, a Santa Casa concorda em fazer um novo convênio com valor de R$ 780.000,00 mensais, cujo documento foi juntado nos autos do Processo Judicial que tramita, desde que não sejam incluídas as referidas cláusulas acima citadas, ou seja, a Entidade tem o interesse de continuar atendendo à população, mesmo recebendo um valor menor do que necessita, mas pensando no bem da população, mas a Prefeitura se recusa a renovar o contrato e optaram por pedir a prorrogação por mais 30 dias.
 
Na referida publicação, a Prefeitura alega que está efetuando repasse do valor de R$ 714.000,00, quando na verdade, desde o mês de janeiro/2021, vem realizando glosas (descontos) nos repasses, acarretando na impossibilidade do pagamento a fornecedores, deixando a Santa Casa numa situação muito difícil financeiramente e, se isso persistir, a Santa Casa pode entrar em um colapso e poderão faltar suprimentos para garantir um bom atendimento à população que tanto necessita. Essas glosas já foram informadas à justiça e estamos aguardando uma resposta do judiciário.
Em virtude da Pandemia e do aumento da demanda de atendimento de pacientes com COVID-19, o aumento de uso de materiais de paramentação, medicamentos e, principalmente Oxigênio, aumentou absurdamente. Hoje, a Santa Casa gasta em torno de R$ 70.000,00 somente com Oxigênio, pois a maioria dos pacientes internados atualmente, são pacientes vítimas do COVID-19 e todos necessitam de uso de oxigênio continuamente.
Na tentativa de suprir a necessidade da população, hoje, a Santa Casa tenta fazer “milagre” com os recursos que possui. Foi protocolado na prefeitura no dia 29/03/2021 um Plano de Trabalho (em anexo), solicitando recursos junto à prefeitura para suprir a necessidade da população, mas até agora a Prefeitura não se manifestou.
Aproveitamos a oportunidade para solicitar junto à população, empresários e colaboradores, que façam doações para que o atendimento dos pacientes da Santa Casa não sejam prejudicados e não faltem recursos para os pacientes, evitando mortes e complicações, pois a Prefeitura simplesmente “virou as costas” para a Entidade.
 
 
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