Abetre assume presidência da Câmara Ambiental da CETESB

Abetre assume presidência da Câmara Ambiental da CETESB
Por meio de fóruns e parcerias, grupo buscará soluções para o
gerenciamento e destinação dos resíduos sólidos no Estado de São Paulo

A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) foi eleita para presidir a Câmara Ambiental do Setor de Resíduos Sólidos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O mandato será de dois anos, período em que atuará juntamente com outras entidades do setor em busca de soluções para os problemas de coleta, destinação e tratamento dos resíduos sólidos.

“É com muito orgulho que a Abetre assume a missão de presidir a Câmara da Cetesb”, salienta Luiz Gonzaga, presidente da associação. “Precisamos de soluções eficazes para os problemas que afligem a população, como a disposição final dos resíduos, e a melhor forma de conseguirmos isso é por meio do debate e da informação”.

Em sua primeira reunião, a Câmara Ambiental elencou quatro temas prioritários, que são a regulamentação da disposição final de rejeitos; o termo de referências para os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; o licenciamento de ETEs prestadoras de serviços; e o tratamento de combustível derivado de resíduos (CDR).

Além disso, a Câmara Ambiental também vai propor medidas de prevenção, protocolos e manuais, assim como estabelecer metas de proteção à natureza, com o propósito de gerar ações que tragam transparência aos processos, incorporando, também, alternativas para que haja possibilidade de aprimoramento da gestão dos resíduos gerados.

Além da Abetre, também fazem parte da Câmara Ambiental a Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP); Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe); Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Resíduos (Abrager); Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon); Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur); Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).