Prefeitura e Polícia Militar promoveram reunião sobre o Projeto de segurança rural no município

Prefeitura e Polícia Militar promoveram reunião sobre o Projeto de segurança rural no município

Prefeitura e Polícia Militar promoveram reunião com o setor agrícola para dar continuidade às tratativas sobre o Projeto de segurança rural no município

Nesta sexta-feira (13), aconteceu na sede da Socicana de Guariba uma reunião promovida pela Prefeitura e a Polícia Militar, para discutir medidas de georreferenciamento das propriedades rurais do município. Um encontro já havia acontecido no mês de agosto, mas agora, as tratativas avançaram para que os processos possam acontecer com maior agilidade.

Estiveram presentes o prefeito Dr. Francisco; o presidente da Câmara dos vereadores de Guariba, Cássio Santa Cruz; o Tenente Coronel da Polícia Militar – Alexandre Wellington de Souza; Tenente PM Ricardo; Capitão PM Vanderlei Correa Alves; o Comandante do 2º Pel Reginaldo Dias da Silva; 1º Sargento PM José Augusto Salviano Junior; Major PM Jerônimo; Major PM Teles; o Superintendente da Socicana, Rafael Kalaki; Claudemir Ramos – Coordenador Patrimonial da Usina Santa Adélia; Marco Aurélio Gritti – Consultor Patrimonial da Usina Santa Adélia; José Cavalcanti – Gerente de Segurança da Usina São Martinho; Idnei Samuel Dela Marta – Gestor de Serviços Agrícolas da Usina São Martinho; Mário Fajardo – Gerente Operacional da empresa Engeforte e representantes da empresa de Monitoramento aéreo, Xmobots.

Na ocasião, foram apresentadas medidas de segurança utilizadas para o monitoramento aéreo das áreas rurais. O prefeito destacou que o primeiro passo deverá ser tomado o mais rápido possível, com a implantação do georreferenciamento, que se trata de um mapeamento das propriedades rurais a fim de facilitar a localização por parte da Polícia Militar e até mesmo outros serviços de utilidade pública, como Corpo de Bombeiros e Equipes médicas.

“Com o georreferenciamento estaremos dando o primeiro passo para a implantação de um projeto de segurança rural bem elaborado. Estou trabalhando junto aos Governos Federal e Estadual por recursos que possibilitem a compra de um veículo que será destinado exclusivamente para esses serviços. Uma parceria público-privada também pode ser estudada para a aquisição dos equipamentos, beneficiando não só os proprietários rurais, mas toda a população, com o monitoramento inclusive de focos de incêndio e focos de dengue, por exemplo”, concluiu o prefeito.

O presidente da Câmara, Cássio Santa Cruz, parabeniza o prefeito Dr. Francisco, a Polícia Militar e as empresas ligadas ao setor agroindustrial pela iniciativa: “Se concretizado, esse projeto entrará para a história não só de Guariba, mas de toda nossa região. Vamos trabalhar muito junto ao executivo municipal para que esse patrulhamento de áreas rurais possa acontecer”, disse.

O prefeito explica que tais medidas não só proporcionarão maior segurança e controle nas áreas rurais, como também levará cidadania àquela população: “Estaremos promovendo uma integração entre a cidade e a zona rural, levando as mesmas condições de atendimento a todos. A Prefeitura não medirá esforços para contribuir com a Polícia e os proprietários rurais, realizando parcerias com as Cooperativas Agrícolas visando inibir os crimes. Agradeço à Polícia Militar e a Socicana pela cooperação em prol da segurança nas áreas rurais de Guariba”, disse o prefeito.

O Tenente Coronel Wellington destaca que Guariba está dando um grande passo pela segurança do Município. Segundo ele, O uso da tecnologia não só facilita o trabalho dos agentes , como permite que o policiamento alcance áreas antes desconhecidas, graças ao georreferenciamento. “Quanto mais dados coletarmos das propriedades rurais, maior as possibilidades de atendermos com precisão e agilidade qualquer ocorrência. Estamos avançando cada vez mais nas tratativas e tenho certeza que em breve Guariba se tornará referência pelo aporte tecnológico na área de segurança pública e rural”, finalizou.

Fonte: Departamento de Comunicação Social