Exposição “Ilusão de Realidade” começa dia 19

Exposição “Ilusão de Realidade” começa dia 19

Exposição “Ilusão de Realidade” começa dia 19

De 19 a 25 de agosto, o Jaboticabal Shopping recebe a exposição “Ilusão de Realidade”, uma mostra com desenhos realistas a lápis, produzidos pela artista plástica Elisabeth Otani.

No corredor central da galeria estarão expostos 28 desenhos nos quais foi utilizada a técnica de lápis com grafites graduados. Essa técnica consiste em retratar o mais fielmente possível um objeto ou uma pessoa em traços de lápis grafite de diversas graduações.

“Sou apaixonada pelas artes em geral e meu objetivo é trazer realismo aos desenhos, sempre buscando a perfeição através dos detalhes, onde procuro sutilmente evidenciar elementos que tragam ao desenho expressividade, como rugas, linhas de expressão, pêlos em geral (cabelo, barba, bigode) e texturas de pele, elementos importantes na composição do desenho”, explica Elisabeth.

Nos últimos dois anos, o Departamento de Cultura tem procurado se aproximar das ações que envolvam as artes plásticas em Jaboticabal, sempre contando com parcerias, como é o caso da AJC (Associação Jaboticabalense de Cultura) e o próprio Jaboticabal Shopping.

“Essa mostra de desenhos vem ao encontro desse pensamento que é mostrar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade”, explica José Mário de Oliveira, diretor de Cultura do município.

A exposição é uma realização da Prefeitura de Jaboticabal, por meio do Departamento de Cultura, e conta com o apoio do Jaboticabal Shopping.

A artista

Elisabeth Otani é natural de Avaré (SP) e reside em Jaboticabal há 8 anos. É formada em Comunicação Visual pela EPA (Escola Panamericana de Artes – SP) e desenhista autodidata. Desde muito pequena já gostava de desenhar. Seus cadernos eram sempre caprichados e repletos de ilustrações coloridas, a ponto de lhe pedirem para desenhar em seus materiais.

Com o passar dos anos, aprendeu os conceitos básicos de desenho como proporção, perspectiva, linha, forma, luz e sombra, mas acabou se enveredando pelos lados da publicidade, distanciando-se um pouco dos desenhos. Já formada, trabalhou em algumas agências de propaganda, na área de criação, produzindo layouts e criando logomarcas. Sua vida tomou um novo rumo, que durou cerca de 25 anos, até que em 2017, finalmente, voltou a desenhar.