Prefeitura alerta a população quanto ao vírus do sarampo

Prefeitura alerta a população quanto ao vírus do sarampo

Prefeitura alerta a população quanto ao vírus do sarampo

Doença tem se apresentado na região.

A Prefeitura de Guariba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população para os cuidados com o sarampo. A doença tem se manifestado em cidades próximas na região, em bebês e adultos.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, cujos sintomas são febre, tosse, coriza, irritação nos olhos e manchas avermelhadas na pele. A transmissão da doença ocorre de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados. A doença é grave, principalmente se atingir o Sistema Nervoso Central e os pulmões, podendo levar a morte.
Existe vacina contra sarampo e toda população de 1 à 59 anos pode ser imunizada.

A vacina é a Tríplice Viral – Sarampo, caxumba e rubéola. Pessoas de 1 a 29 anos devem tomar duas doses de vacina com intervalo de 30 dias. Pessoas de 30 a 59 anos devem receber apenas uma dose.

Pessoas acima de 60 anos não necessitam ser imunizados pois já entraram em contato com o vírus selvagem, criando imunidade contra essas doenças.

É importante destacar que se toda população nessa faixa etária for imunizada cria-se uma bloqueio imunológico impedindo que o vírus se espalhe para o restante da população.

Postos de vacinação em Guariba: Ambulatório de especialidade – das 8h às 17h; UBS Jardim Hortência – das 8h às 11h; UBS Vila Amorim – das 8h às 11h.

Vacinar é proteger!