Município VerdeAzul 2019: Jaboticabal está entre os qualificados

Município VerdeAzul 2019: Jaboticabal está entre os qualificados

Município VerdeAzul 2019: Jaboticabal está entre os qualificados

Dos 645 municípios participantes, Jaboticabal está entre os 60 melhores do Estado

O Governo do Estado de São Paulo dá prosseguimento ao programa Município VerdeAzul, avaliando as ações realizadas nas 638 cidades. Realizado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, os organizadores diplomaram os 164 municípios aprovados. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (18), em Baurú.

Nesta etapa, Jaboticabal conquistou 59.89 pontos. “Essa certificação representa o bom momento que nosso município vive. Graças ao empenho de nossos funcionários, conseguimos desenvolver uma série de ações importantes que garantiram uma excelente posição no ranking geral. Agora é dar prosseguimento ao trabalho”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Aldo Bellodi Júnior.

A qualificação – O processo é considerado pelos executivos um “simulado” para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. O município encaminha aos técnicos do PMVA suas 85 tarefas, baseadas em ações ligadas às diretivas do Programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação.

Atualmente, estão inscritos no Programa 638 municípios do Estado que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos.