INAUGURAÇÃO CENTRO FISICO DE TAIUVA

INAUGURAÇÃO CENTRO FISICO DE TAIUVA

Da história para a realidade “Centro Físico”.

           Importante à restauração de um patrimônio histórico para a população de uma cidade. Um patrimônio arquitetônico histórico, marco zero da cidade de Taiúva/SP, onde culturalmente e economicamente, baluarte que marcou uma geração centenária passada com ascendência a outras gerações numa delicada vivencia cotidiana.

              Falamos da revitalização e modernização do armazém da “Cia Paulista de Estrada de Ferro” e entorno trecho Taiúva/SP. Inaugurados em grande estilo em 1902 (mil novecentos e dois), junto com o fantástico empreendimento Estação Férrea de “Ytaiuva” – AGARE – Taiúva/SP. Futuristas deste período depositavam todos os seus sonhos e esperanças, no iniciante ciclo de café, nesta potencializada região agrícola, onde perdurou por décadas. Com o termino e a retirada da estrada de ferro dos trilhos brilhantes, das locomotivas do progresso, da “Cia Paulista”, nos anos de mil novecentos e sessenta, onde nostalgicamente nos deixou com o consolo a saudades e lembranças.

              Agradecidos aos pioneiros e desbravadores da época como os Simões de Freitas, os Elias, os Gonçalves, os Fonsecas e outros. Este monumento esteio firme da nossa história, na legislatura municipal do Prefeito Saulo Ramalho Luz, foi remodelado atribuindo-lhe diversas funcionalidades, nominado de Centro Físico “Dr. José Cauby Campello Bessa”, homenageado a primeiro Prefeito de Taiúva/SP. Na legislatura vigente do Bacharel Francisco Sérgio Clapis – KIKO – PTB, que numa imensa luta política, o complexo – FEPASA – encravado no município, passa estadual o patrimônio em definitivo para Taiuvense.

              Do deposito embarcador de safras de Taiuva/SP para o porto marítimo de Santos/SP, transportando por via férrea nossas riquezas. Ao atual magnífico complexo cultural de nossa Amora Branca.

             Centro Físico em área centralizada, totalmente restaurada e remodelada, tornando um suntuoso e agradável local de convivência. Uma vitoriosa luta do Executivo e Legislativo, em beneficio da nossa população. Revitalizado em sua totalidade, para uma ampla e frequente utilização. Atendendo as funções: educacionais, culturais, sociais, saúde, entretenimento e lazer. Parabéns Administração Municipal pelo empenho nesta importante realização. Da saudade dos apitos da Maria Fumaça e o cheiro exalados de café a novos rumos promissores de nossa comunidade Taiuvense.

MARIA RITA THEODORO DE LIMA BRANDÃO

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE TAIÚVA