Taiuva – Fé Cristã  e tradições são mantidas!

Taiuva – Fé Cristã e tradições são mantidas!

Taiuva – Fé Cristã e tradições são mantidas!
Desde 1902, se tem registros das primeiras realizações de eventos religiosos em Taiúva, por ocasião do mês de junho de cada ano!
Como está no histórico do Município, naquele exercício, a maioria da população professa a a fé cristã católica, escolhendo como Padroeiro, o Santo intercessor Antônio de Pádua!
Santo Antônio, natural de Lisboa, homem de fé, estudioso da Bíblia (comenta se que, conhecia o Livro Sagrado em sua totalidade), nasceu em berço rico e com a vida que escolherá, se torna Agostiniano e, após, depois conhecer outro Santo, Francisco de Assis , pedi licença á sua Ordem e vai pregar pelo o Mundo, na qualidade de Franciscano!
Usava contigoapenas as vestes e suas sandálias!
Este é o intercessor de Taiúva para os católicos!
Sendo a data marcada pela morte do Santo em junho; todos os anos, na cidade , acontecem as Missas (trezenas), Procissão da Imagem pelas ruas da cidade e, culmina com a parte social: um pavilhão é levantado praticamente de frente a Igreja Matriz e ao seu redor, onde ocorre leilão de prendas e assados!
Pode se afirmar que milhares de pessoas se reúnem nesta Quermesse, pessoas da cidade e visitantes, além daqueles que mudaram se daqui e tem neste lugar o ponto de referência para : deliciarem o frango assado, o frango a passarinho, escondidinho de carne seca pastel, torresmo, churrasco, sukiaki e outras guloseimas. Também é servido bebidas geladas além de doces e outros alimentos que são doados para serem leiloados.
A cada ano é notável o número de pessoas que vem participar dos fatos festivos e religiosos!
Para quem reside em Taiúva, muitos comentam que aguardam o amanhecer do dia 13/06, data consagrada ao Santo e Aniversário do Município pois, ” acordamos sob o som de marchas, dobrados, cidade maravilhosa, parabéns a você entre outras músicas, onde uma banda musical (sopro e bateria), sobre um caminhão
” desfila ” pelas ruas da cidade.
Ás 12 hs , deste mesma data, ocorre o repique dos sinos da Matriz e, uma carreata acontece, levando em carro aberto a Imagem Do Padroeiro sob os cuidados do Reverendo do Município.
A fé, devoção, dos Taiuvenses percorrem os logradouros públicos com um buzinasso! Tamanha é a demonstração de carinho e respeito pelos católicos quando na Procissão a pé, pessoas vão rezando, cantando, crianças vestidas com roupas idênticas aos monges franciscanos etc; pois só quem participa: vê , senti a energia e a espontaneidade de cada pessoa!
Nesta junção de aniversário do Município, dia do Padroeiro, acontece num dos domingos de festa, a tradição da bênção dos veículos, onde o Pároco do Município áspero sobre cada veículo que, em fila passa de frente o religioso e da Imagem de São Cristóvão (padroeiro dos Motoristas); algo que não podemos deixar de registrar,
Onde um milhar de carros,caminhões,?motocicletas e até bicicletas, recebem sobre seus instrumentos de trabalho ou veículos de passeio, a água benta!
É um sinal de fé, pedido de proteção aqueles que fazem das estradas , o seu ganha pão!
No social, estávamos deixando passar,sempre existe a apresentação de bandas, duplas , shows etc, proporcionando alegria e descontração ao público !
Para o Prefeito Kiko(PTB) , ” a religiosidade de um.povo é importante para que reine a paz na cidade, em cada lar pois, quem conhece a palavra de Deus , ouve uma homilia e coloca em prática, erra menos, acerta mais age com justiça, moral ” , comentou !
Este ano foi responsável pela parte religiosa e social , o jovem Padre Bruno Luís Ferreira, religioso que os Taiuvenses aprenderam amar pela sua simplicidade, atuação e comunicativo em cada sermão!
Desde a primeira Capela erigida no Município, os fiéis cristãos católicos sentiram a presença de Cristo em todas as datas, cerimônias, solenidades etc
Todos os Padres, Sacerdotes na vida comunitária de Taiúva fizeram pelo dom do Espírito Santo em servir, demonstrando e praticando o mandamento de amar! Amar e amar o seu próximo como a si mesmo!
Na Missa do horário noturno do dia 13, foi celebrada está por Milton Kenan Junior , Bispo de Barretos É concelebrante o Padre Bruno!
Taiúva tem ilustres filhos ordenados Padres, Bispos e Diáconos!
Na ocasião, 03 ( tres) Irmãs da Ordem Passionistas (Recanto São Vicente de Paulo de Bebedouro – zelam por 40 idosos – internados) vieram prestigiar e rezar como povo de Taiúva; são elas : Irmã Luzia, Irmã Penha e Irmã Rita , com a coordenadora Deva!
Importante citar que, nesta Paróquia, Frei Vicente Pinilla , reconhecido pelo Vaticano como Mártir ( foi assassinado , defendo a fé crista) celebrou missas aqui!
O social traz para o público em geral, a instalação de várias barracas , trailers onde vendem doces, brinquedos, flores etc, agregando o entretenimento. A Festa de Santo Antônio de Pádua já está no Calendário Turístico do Estado de São Paulo ( foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, através de Projeto de Lei do Deputado Estadual Campos Machado – PTB , após intercessão do vereador na época kiko).
” O importante era fazer um trabalho, um levantamento de tudo o que existe para recebermos como Turismo, criando assim, possibilidade de recebermos por ano r$ 600mil reais para aplicação em estruturas das mais variadas , fomentando a visitação de nossas igrejas, Lagos, praças, comércios etc ” , comenta Kiko.
” Acredito que o próximo Prefeito ou Prefeita pensará nisso! É uma possibilidade de trazer recursos do Estado para novos investimentos na Festa do Padroeiro , no Centro Físico, etc” , conclui o alcaide.