Guariba encaminha posse do prédio da antiga estação ferroviária junto à Superintendência do Patrimônio da União

Guariba encaminha posse do prédio da antiga estação ferroviária junto à Superintendência do Patrimônio da União

Guariba encaminha posse do prédio da antiga estação ferroviária junto à Superintendência do Patrimônio da União

Na terça-feira (16) o prefeito Dr. Francisco esteve em São Paulo no prédio da Superintendência do Patrimônio da União para mais uma vez reivindicar junto ao Governo do Estado a posse da antiga estação ferroviária para Guariba.
A prefeitura conseguiu reunir a documentação necessária e definir todos os trâmites burocráticos para a aquisição do prédio, que atualmente pertence ao patrimônio da União, estando a poucos passos de definir o feito, como comemora o prefeito Dr. Francisco.
“É a realização de um sonho. Foram muitas idas e vindas à São Paulo, estamos há anos em busca dessa conquista. Nossa estação ferroviária é um marco da fundação de Guariba, sendo o prédio mais antigo da cidade. Conseguir sua aquisição é uma vitória para Guariba e sua história” disse o prefeito.
A construção da Estação teve início em 1891, com a chegada de grandes turmas de trabalhadores na região, da Companhia São Paulo Rio Claro Railway, que assentaram os trilhos da ferrovia e improvisaram uma plataforma para depósito de mercadorias.
Em 1892, chegou o primeiro trem de lastro na Estação de Guariba, já pertencente à companhia paulista, cuja inauguração, que deu origem à cidade, passou a ser considerada referência de uma região de prosperidade, instalada entre dois pólos cafeicultores de expressão: Araraquara e Jaboticabal.
O prefeito Dr. Francisco explica que assim que o restante da documentação for apresentada à Superintendência do Patrimônio da União, a prefeitura iniciará um projeto de readequação no prédio. “Já temos pronto o projeto para tornar a antiga estação ferroviária o nosso Centro Cultural. Não iremos modificar a estrutura arquitetônica do prédio, será feira revitalização a fim de cuidar do patrimônio de nossa cidade”, finalizou o prefeito.
A próxima etapa para a aquisição do prédio depende apenas da apresentação de documentações nas quais a prefeitura já providencia.
Departamento Municipal de Comunicação Social