• Home »
  • Noticias »
  • Menina de 1 ano é picada por escorpião dentro da creche em Sertãozinho, SP
Menina de 1 ano é picada por escorpião dentro da creche em Sertãozinho, SP

Menina de 1 ano é picada por escorpião dentro da creche em Sertãozinho, SP

Uma menina de 1 ano foi picada por um escorpião dentro da creche onde estuda em Sertãozinho (SP) na manhã desta terça-feira (12). Segundo a Prefeitura, a criança foi socorrida a tempo, devidamente medicada e não corre risco de morrer.

Em nota, a administração municipal informou que a aluna foi picada durante uma atividade dentro da sala de aula na Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Terezinha Bachega Favaretto, no Conjunto Habitacional Maurílio Biagi.

Assim que percebeu o ocorrido, a professora matou o animal e acionou a direção da creche. A menina foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois transferida à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) em Ribeirão Preto.

A Prefeitura informou que a aluna recebeu soro antiescorpiônico, tem quadro estável e “está fora de risco”. Ainda segundo a administração, a Secretaria Municipal da Educação acompanha o caso e presta todo o auxílio à criança e à família.

Investigação

A Divisão de Controle de Vetores visitou a escola ainda na terça-feira. “Cabe dizer que há um calendário de visitas bimestrais em todas as escolas, quando são feitos relatórios pontuando adequações necessárias”, diz nota enviada pela Prefeitura.

Não há ralos dentro da sala de aula e, pouco antes do acidente, funcionários haviam realizado uma faxina na escola. Por isso, a administração suspeita que o escorpião tenha saído de galeria de água pluvial na parte externa, após as chuvas nos últimos dias.

“Ao lado e no fundo da escola há uma grande área verde, que é mantida limpa e com a grama aparada com uma frequência aproximada de dois meses. No período de chuvas, por crescer mais rápido, a grama é aparada mais vezes do que no período de estiagem”, diz a Prefeitura.

Ainda segundo a administração, a última dedetização ocorreu em 10 de janeiro. “A eficácia de ações de desinsetização contra escorpiões é muito baixa, pois até mesmo o veneno mais adequado para uso contra esses animais só é eficaz se tiver contato direto com o escorpião”, diz o comunicado.

Infestação

O chefe da Divisão de Controle de Vetores, Juliano Mossin, disse que três bairros de Sertãozinho estão infestados por escorpiões: Centro, Jardim Bandeirantes e Cohab 8, próximo à creche onde a menina foi picada nesta terça-feira.

Agentes de saúde realizaram mutirões para remoção de entulho e materiais inservíveis nessas regiões e, ao todo, 150 escorpiões foram recolhidos. A Secretaria da Saúde de Sertãozinho ainda não possui soro antiescorpiônico, mas o pedido já foi realizado ao governo de São Paulo.

FONTE – https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2019/02/13/menina-de-1-ano-e-picada-por-escorpiao-dentro-da-creche-em-sertaozinho-sp.ghtml