Fechar possíveis passagens ajuda a impedir o aparecimento de escorpiões

Fechar possíveis passagens ajuda a impedir o aparecimento de escorpiões

Fechar possíveis passagens ajuda a impedir o aparecimento de escorpiões

Muitas vezes, cuidados básicos do dia a dia para evitar o surgimento de escorpiões dentro de casa passam despercebidos. Atitudes como tampar ralos e possíveis espaços embaixo de portas garantem mais segurança no lar.

“Sempre é falado que todos temos o dever de verificar nossos quintais para evitar amontoados de sujeiras e outros objetos que podem servir como casa para escorpiões. Mas é importante também ressaltar que as saídas de esgoto como ralos de pias e banheiro, se não tampados, podem servir de passagem para eles”, explica a secretária de Saúde, Maria Angélica Dias.

Ela destaca ainda outras formas de evitar a presença do aracnídeo. “Algumas casas possuem vãos embaixo da porta, se o munícipe colocar um pano ou aquelas borrachas naquele local, a chance de o animal ter acesso por aquele lugar é praticamente zero. Buracos em paredes também precisam ser fechados”, complementa a secretária.

Mais cuidados – É fundamental manter o quintal limpo, evitar restos de materiais de construção, lenha ou qualquer outro objeto que mantenha umidade e que possa servir de criadouro, vedar as portas da casa ao anoitecer e principalmente verificar constantemente os berços e camas antes de deitar.

Para mais informações, o telefone de contato do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses é (16) 3202-8320.