• Home »
  • Noticias »
  • Lançamento de campanha sobre fertilidade em Ribeirão Preto contará com bicicleta em formato de espermatozoide

Lançamento de campanha sobre fertilidade em Ribeirão Preto contará com bicicleta em formato de espermatozoide

Lançamento de campanha sobre fertilidade em Ribeirão Preto contará com bicicleta em formato de espermatozoide

Inédita no Brasil, “Bikezoide” será uma das atrações do lançamento da campanha “Uma corrida contra o tempo”, no dia 16 de dezembro, na Praça da Bicicleta

No dia 16 de dezembro, domingo, a partir das 8 horas, a Praça Matheus Nader Nemer (Bicicleta) em Ribeirão Preto receberá o lançamento da campanha “Uma Corrida Contra o Tempo”. Voltada para a conscientização da fertilidade, a campanha contará com diversas atrações, dentre elas a “Bikezoide”, bicicleta inédita no Brasil em formato de espermatozoide.

Idealizada por Marcelo Rufato, Diretor dos laboratórios do CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto, a “Bikezoide” tem o objetivo de chamar a atenção do público para a importância de preservar a fertilidade. “Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 15% das pessoas ao redor do mundo enfrentam problemas com a infertilidade. É um número bastante expressivo que mostra que esse é um assunto que precisa ser discutido”, explica Marcelo.

No dia de lançamento da campanha, antes de chegar à Praça da Bicicleta, a “Bikezoide” primeiro passará pelas ruas da Ciclofaixa, entre os parques Raya e Curupira. Depois, ela ficará estacionada na Praça onde acontecerão diversas ações gratuitas para o público como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de balões e brindes, além da entrega de folhetos explicativos sobre fertilidade.

Organizada pelo CEFERP, a campanha “Uma Corrida Contra o Tempo” conta com a hotpage www.umacorridacontraotempo.com.br onde os interessados podem encontrar mais informações e dados sobre o tema.

“Queremos conscientizar a população de Ribeirão Preto e mostrar que as causas de infertilidade podem ser das mais diversas, muitas delas possíveis de prevenção e tratamento”, afirma o médico Jorge Barreto, especialista em reprodução humana assistida e diretor do CEFERP.

Ainda segundo ele, álcool e drogas, obesidade, tabagismo e sedentarismo, por exemplo, são alguns dos fatores que podem afetar a fertilidade. “Precisamos falar mais sobre eles, assim como precisamos falar também sobre doenças como o câncer e as possibilidades de preservação da fertilidade para os pacientes que passam por tratamentos como a quimioterapia”, ressalta o médico.

Bikezoide e a fertilidade
A “Bikezoide” foi escolhida como o símbolo da campanha para engajar as pessoas e trazer à tona a discussão sobre fertilidade. Segundo Marcelo, a escolha da bicicleta foi feita por ser um objeto relacionado ao exercício físico e ao estilo de vida saudável. “A inspiração para transformá-la em um espermatozoide veio de modelos que já rodam no exterior. Ao todo, levamos dois anos para desenvolver o projeto”, comenta.

SERVIÇO
Lançamento da campanha “Uma Corrida Contra o Tempo”
Data: 16 de dezembro (domingo), às 8 horas
Local: Praça Matheus Nader Nemer (Bicicleta), em Ribeirão Preto
Ações: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de balões e brindes e entrega de folhetos explicativos sobre fertilidade.
Gratuito