• Home »
  • Jaboticabal »
  • Com fiscalização intensa, descarte de lixo em terrenos e estradas rurais reduziu 79%
Com fiscalização intensa, descarte de lixo em terrenos e estradas rurais reduziu 79%

Com fiscalização intensa, descarte de lixo em terrenos e estradas rurais reduziu 79%

Com fiscalização intensa, descarte de lixo em terrenos e estradas rurais reduziu 79%

Abordagens constantes, orientação e aplicação de multas colaboram para a redução significativa

A Prefeitura de Jaboticabal vem travando uma batalha para garantir que nossas ruas, estradas rurais e terrenos baldios fiquem limpos e organizados. Por meio de fiscalização intensa, principalmente nos locais utilizados para o descarrego de entulho, o descarte clandestino vem reduzindo sensivelmente.

Em estudo realizado de 1º de outubro a 26 de novembro, a redução foi de 79%. “Neste período foram registrados 62 abordagens e aplicação de 29 multas. A população vem entendendo a importância de garantir o descarte correto do lixo através do trabalho de conscientização”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Aldo Bellodi Neto.

Além de garantir uma cidade mais limpa, os bons resultados também refletem economia para o município. “Meses atrás precisávamos de 80, até 90 horas por mês para realizar a limpeza e retirar o entulho. Nesse período destinamos apenas 10 horas”, esclarece Aldo.

Uma reunião com empresas responsáveis pelo aluguel de caçambas também colaborou com os resultados. “As equipes da Secretaria de Planejamento fizeram um importante trabalho com as empresas de caçamba, que hoje servem de exemplo, destinando o material recolhido ao aterro sanitário”, finaliza Aldo.

Quem quiser destinar qualquer material inservível no aterro sanitário fica isento de taxa desde que a quantidade não ultrapasse duas toneladas.