Exposição “África em Nós” continua em Jaboticabal

Exposição “África em Nós” continua em Jaboticabal

Exposição “África em Nós” continua em Jaboticabal

A programação da Semana da Consciência Negra, promovida pela Prefeitura de Jaboticabal, por meio do Departamento de Cultura, terminou no último dia 24, mas, a exposição fotográfica “África em Nós” continua em cartaz pela cidade.

Depois de passar pela Fatec Jaboticabal, os quadros estão expostos no Paço Municipal até o dia 30, devendo seguir para outros locais, encerrando no dia 10 de dezembro, quando serão devolvidos para São Paulo.

“O prefeito Hori tem nos pedido uma atenção especial para temas que envolvam a cultura. E, desde o ano passado, o Departamento vem desenvolvendo ações, sempre em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a Assessoria de Cultura de Gêneros e Etnias do Estado e a Escola de Arte Prof. Francisco B. Marino”, lembra José Mário de Oliveira, diretor de cultura do município.

A exposição itinerante possui fotos que registram a influência africana no cotidiano do povo brasileiro em diversos temas, e tem como principal objetivo a valorização da herança africana e toda a sua diversidade. O trabalho é resultado de um concurso feito pelo Secretaria de Cultura do Estado e as imagens selecionadas deram origem a um livro homônimo.

Exposição virtual

Outra ação que vem sendo desenvolvida com base em material da Secretaria de Cultura do Estado e a Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias são as projeções visuais em eventos e prédios da cidade.

Por ganharem dimensões maiores que as usuais, essas projeções chama bastante a atenção do público, que acaba interagindo com as imagens.

“Não há um local ou uma data certa para essas projeções acontecerem, quando o público percebe, a exposição já está acontecendo e ele fazendo parte do que vem sendo mostrado”, explica Oliveira.

O primeiro teste foi feito na fachada lateral da Escola de Arte “Prof. Francisco B. Marino” e agora outros prédios estão em vistas de se transformarem em painéis gigantes de fotos.