CRAS-PIRANGI-SP COMEMORA O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO PAIF

CRAS-PIRANGI-SP COMEMORA O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO PAIF

CRAS-PIRANGI-SP COMEMORA O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO PAIF (PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À FAMÍLIA) E TAMBÉM O 8º ANIVERSÁRIO DA RODA DE CONVERSA NO ANO DE 2018

No mês de novembro /2018 o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) realizou no dia 27 a última Reunião Concentrada do ano conforme calendário anual das atividades com a apresentação da peça teatral CRAS Feliz Natal, que ressaltou o valor do CRAS e suas ações à população pirangiense.

O CRAS de Pirangi-SP possui 1.075 famílias cadastradas e tem como objetivo através do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) realizar um diagnóstico da situação familiar. Também é responsável por organizar e coordenar a Rede de Serviços Sócio Assistenciais, no qual busca integração com outras políticas sociais; visando garantir os direitos para propiciar melhora na qualidade de vida das famílias e amenização do sofrimento. Para efetivar as ações contamos com a Rede Sócio Assistencial (Prefeitura Municipal de Pirangi, Departamento de Assistência Social; Educação; Saúde; Secretaria do Esporte, Cultura e Turismo; Diretoria de Transporte; Diretoria de Finanças; Conselho Tutelar; Casa de Acolhimento; Creche; CRAJ; Projeto Espaço Amigo; A.A.A. (Associação Antialcoólica); AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em São José do Rio Preto para tratamento ambulatorial e Projeto Cristolândia da Igreja Batista de Pirangi, ambos auxiliam nas internações voluntárias às pessoas usuárias de substâncias psicoativas.
Neste ano houve cursos e oficinas, como: culinária, pintura em tela e tecido; corte e costura; bordado; cabeleireiro; teatro; curso de qualificação para preparo e inserção no mercado de trabalho através do SENAC e PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional) do governo do estado; considerando que o desemprego é a principal vulnerabilidade enfrentada atualmente, alcançando 336 pessoas atendidas pelos mesmos.
Tais oportunidades de aprendizado são destinadas a população atendida pelos serviços do Departamento de Assistência Social e beneficiários de programas de transferência de renda (Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem) que visam fortalecer a convivência comunitária possibilitando um espaço para convívio social e inclusão, além de criar estratégias para a autonomia, empoderamento pessoal e protagonismo cidadão; podendo gerar renda para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Também são ofertados no CRAS os Grupos de Convivência Sócio-Familiar, como: Grupo de Apoio e Fortalecimento de Vínculos – Terapia Comunitária Integrativa Sistêmica, conhecido como “Roda de Conversa” realizado semanalmente às terças feiras (período noturno) desde 2010. O grupo completou o 8º aniversário, celebrado dia 20 deste mês no CRAS, junto às famílias participantes. Festejamos com um cinema onde o público assistiu ao filme: “O Extraordinário” sinalizando o sofrimento como matéria prima para o crescimento.
Trata-se de um trabalho pioneiro na região que possui caráter preventivo, sendo um espaço de acolhimento, cuidado e atenção para com o outro; através da partilha das experiências e sentimentos, havendo a construção de redes sociais solidárias e de promoção da vida.
Dentre outros trabalhos promovidos às famílias, este possui relevância ao contribuir para que as pessoas possam acreditar mais em si mesmas e em suas competências e, com isto, assumir a direção de suas vidas; cuja meta principal é a resiliência e empoderamento.
A Equipe CRAS agradece as famílias participantes da Roda de Conversa!

Já o Grupo Comunitário de Famílias “Reciclando Mentes” (intervenção para prevenção em temas de vulnerabilidades) realizado quinzenalmente as sextas feiras (período manhã) desde 2016, teve no dia 23 deste mês o último encontro do ano com retrospectiva dos temas trabalhados em 2018, como: prevenção a violência e abuso sexual infantil, qualidade de vida e saúde mental, violência doméstica, prevenção ao suicídio, bem estar na família, comunicação não violenta, entre outros…

Ambos os grupos são destinados a qualquer pessoa que possua interesse (demanda espontânea), usuários dos serviços socioassistencial, beneficiários de transferência de renda, além de atender encaminhamentos realizados por qualquer serviço do município. Tem como objetivo geral oferecer alternativas emancipatórias para o enfrentamento às vulnerabilidades das famílias e indivíduos para que adquiram empoderamento sobre suas vidas a fim de minimizar impactos destrutivos, prevenção a fatores de riscos, fortalecimento de vínculos através da rede de apoio social e comunitária.
________________________________________________________________
Especialmente este ano, as famílias que participaram das atividades ofertadas no CRAS, inclusive dos Grupos de Convivência Sócio-Familiar foram contempladas com um passeio cultural de barco em Buritama-Sp com direito a alimentação e muita diversão. Assim a atividade de lazer oferecida oportunizou as famílias nova experiência de acesso a lazer, valorização da cultura, expansão na socialização e sentimento de pertença; sendo a realização de um sonho para muitos que até então, nunca tiveram uma oportunidade como essa. Dando-lhes condições de usufruírem da experiência inusitada como garantia de direito ao lazer e cultura.
As oportunidades de aprendizado, através de todos os serviços do CRAS oferecidos as famílias, assemelham-se à história: Lição do Barqueiro, onde o barqueiro que fazia a travessia com seu barco chamado “autoconfiança” ensinava aos seus tripulantes que era necessário utilizar os dois remos: um do “acreditar” e outro do “agir”. Somente assim, era possível chegar ao destino, cuja moral da história nos ensina que para o barco da vida navegar seguro e alcançar os objetivos é preciso que utilizemos os dois remos agir e acreditar, ao mesmo tempo e com a mesma intensidade. Da mesma maneira, o CRAS ao servir a população oferece os “remos” para o alcance das metas, rumo ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A equipe do CRAS agradece ao apoio dos parceiros durante o ano de 2018, as famílias usuárias pela confiança e participação nas atividades. Desejamos um Feliz Natal e próspero Ano Novo, que o espírito natalino desperte em nós renovação, positividade e vigor para que sejamos mudança, perseverança e conquistas!