• Home »
  • Noticias »
  • Novidade na 26ª FENASUCRO & AGROCANA, Carreta Alambique apresentará história da cachaça
Novidade na 26ª FENASUCRO & AGROCANA, Carreta Alambique apresentará história da cachaça

Novidade na 26ª FENASUCRO & AGROCANA, Carreta Alambique apresentará história da cachaça

Novidade na 26ª FENASUCRO & AGROCANA, Carreta Alambique apresentará história da cachaça

Através de visita guiada à unidade móvel, público poderá conhecer o processo de produção da bebida, a história e degustar diferentes sabores

A Carreta Alambique – Escola Brasil é mais uma novidade anunciada pela 26ª FENASUCRO & AGROCANA, maior feira mundial do setor sucroenergético que acontece de 21 a 24 de agosto, em Sertãozinho (SP).

Durante os quatro dias de evento, sempre a partir das 14h, a unidade móvel da Carreta receberá visitas guiadas para a apresentação dos processos de produção das cachaças e, também, fazer a degustação dos sabores e aromas de um dos produtos mais consumidos da cana-de-açúcar. A visitação será dividida em turmas de até 15 pessoas, de hora em hora. A inclusão da Carreta Alambique na programação reforça a ampliação de temas e atividades para toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, incluindo a produção de cachaça, considerada Patrimônio Histórico do país.

Com 13 metros de comprimento e 52 m² de área útil, a Carreta possui alambique para aulas práticas, laboratório, sala de aula para 15 alunos, biblioteca e acervo de vídeos. O veículo já percorreu diferentes lugares do Brasil, mas fica sediada em Belo Horizonte, onde há grande concentração de alambiques.

A Carreta Alambique-Escola Brasil é uma realização do Centro de Referência da Cachaça (CBRC), Emater-MG, Truckvan e Fábrica de Alambiques Santa Efigênia. Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e gerar negócios, foi lançada pela Truckvan em parceria com os empresários José Lúcio Mendes Ferreira e Renato Frascino, especialistas em cachaças.

“A unidade móvel levará até os produtores e suas equipes o conhecimento necessário para produzirem cachaça com qualidade dentro dos padrões legais e exigidos pelo mercado de bebidas destiladas no mundo. Além dos produtores, os cursos também serão voltados para os PDVs – Pontos de Vendas, consumidor final e bartenders“, destaca Ferreira, presidente do Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC).

“Ter a Carreta Alambique – Escola Brasil na FENASUCRO & AGROCANA é mostrar ao produtor como a cana-de-açúcar pode gerar várias alternativas de negócios. Assim, ampliamos também a atuação da feira na cadeia de valor canavieira”, afirma o diretor da feira, Paulo Montabone.

Carreta Alambique – Escola Brasil é uma das novidades da FENASUCRO & AGROCANA 2018 (Crédito Toni Branco/Studio Norte)