UBS realiza vacinação contra HPV e meningite C

UBS realiza vacinação contra HPV e meningite C

UBS realiza vacinação contra HPV e meningite C

Campanha de Mobilização e Comunicação objetiva imunizar jovens de 9 a 14 anos

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá durante este mês de março a Campanha de Mobilização para a vacinação dos adolescentes contra o HPV e meningite. Meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos, deverão ser vacinados contra o HPV. Já a vacina contra a meningite, será para meninos e meninas de 11 a 14 anos. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para receber as doses, o adolescente deverá levar sua carteira de vacinação.
HPV
A vacina HPV quadrivalente protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18) e tem 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que entre 25% a 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.
Para os meninos, a importância da vacinação é proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal, lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero que é o segundo tumor mais frequente na população feminina.

Meningite C
A vacina meningocócica C conjugada protege contra a doença invasiva causada pela bactéria Neisseria Meningitidis do sorogrupo C. Este ano ela está disponibilizada para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Para este grupo, a orientação é administrar um reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada