Jaboticabal consagra-se Capital de Amendoim

Jaboticabal consagra-se Capital de Amendoim

Jaboticabal consagra-se Capital de Amendoim

Hori e Alckmin oficializaram a legislação, que irá fomentar a economia, gerar emprego e melhorar a renda da população

Jaboticabal volta a dar orgulho para a região metropolitana de Ribeirão Preto. Agora, a cidade foi reconhecida como a “Capital do Amendoim”, por ser a maior produtora da leguminosa no Brasil. O título foi consagrado nesta sexta-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A Lei nº 16.640 já está em vigor.

O prefeito José Carlos Hori acredita que o título irá fortalecer o nome de Jaboticabal no Brasil, impulsionando a economia, seja na agricultura ou turismo. “O trabalho dos produtores rurais, em especial da Coplana, é um orgulho do jaboticabalense. Esse reconhecimento fortalecerá nossa cidade, trazendo eventos nacionais e fomentando a vinda de novas empresas. Vamos trabalhar a imagem da cidade, ampliar a oferta de trabalho e a rentabilidade do trabalhador a médio e longo prazo”, diz.

Para o autor do projeto, o deputado Marco Vinholi, a economia do município é aquecida pelo amendoim. “Jaboticabal se fortaleceu muito nos últimos anos com plantio de amendoim. Temos um grande armazém que fica numa cooperativa importante para nosso estado, que é a Coplana, e através da cultura, Jaboticabal se tornou vetor de desenvolvimento”, disse.

O Brasil é o 13º produtor de amendoim do mundo, o 5º em exportação, e 90% da produção nacional está em São Paulo. “De cada quatro toneladas que o Brasil exporta, uma tonelada sai de Jaboticabal, portanto nada mais justo do que conceder à nossa Cidade das Rosas e Athenas Paulista o título de ‘Capital do Amendoim’. Isso revela a importância de cada um de vocês [produtores e parceiros] que integram esta cadeia produtiva”, presidente da Cooperativa, José Antonio de Souza Rossato Junior.