Jaboticabal contabiliza cerca de 200 doações de animais no ano

Jaboticabal contabiliza cerca de 200 doações de animais no ano

Jaboticabal contabiliza cerca de 200 doações de animais no ano

Feiras organizadas pela prefeitura impulsionam os números

Desde sua criação, no início de 2017, o Departamento de Proteção Animal tem trabalho duro para proporcionar melhores condições para os animais de Jaboticabal. Entre as ações adotadas, as feiras de adoção deram muito certo e proporcionaram um novo lar para cerca de 200 bichinhos.

Até o mês de outubro sete feiras foram realizadas, sempre com a organização ou apoio da prefeitura. Nelas, 177 animais foram adotados, entre cães e gatos, filhotes e adultos. “As adoções acontecem antes, durante e após as feiras. Então, esse número aumenta muito”, revela a diretora do departamento de Proteção Animal, Valéria Barbieri.

O histórico dos animais adotados chama a atenção. “Cada um tem uma história, alguns foram resgatados em meio a canaviais, outros estavam abandonados e tem também aqueles que viviam no Canil Municipal. Isso nos mostra que precisamos ser mais conscientes e de que a adoção é muito importante. É a oportunidade darmos uma segunda chance a esses animais”, comenta a diretora.

Trabalho amplo – nem só de adoções vive o departamento. Preocupado com a saúde e a posse responsável, o setor providencia as castrações, por meio de parceria com a Associação Protetora dos Animais (APA), e também faz acompanhamento dos animais adotados. “60% dos cães e gatos adotados já estão castrados. Os demais estão com agendamento marcado. Temos essa filosofia de prevenir os males, tanto de doenças, quanto de abandono, por isso sempre estamos acompanhando”, relata Barbieri.

Balanço positivo – Analisando o trabalho desenvolvido durante o ano, a diretora se mostra satisfeita e elogia o envolvimento popular. “Apesar de todas as dificuldades o saldo é positivo, nosso trabalho está crescendo. Tenho muito a agradecer ao prefeito Hori pela oportunidade, à população de Jaboticabal que é muito parceira e solidária à causa animal e aos voluntários que estão sempre ao nosso lado em todos os eventos”, finaliza.

Para saber mais sobre o trabalho realizado pela Proteção Animal, o telefone é (16) 3203-2487.