Plenário do Parlamento Jovem aprova projeto e indicações por unanimidade

Plenário do Parlamento Jovem aprova projeto e indicações por unanimidade

Plenário do Parlamento Jovem aprova projeto e indicações por unanimidade

Parlamento Jovem (PJ) da Câmara Municipal de Jaboticabal aprovou por unanimidade em sessão plenária, na quinta-feira (26/10), um Projeto de Resolução, dez indicações e uma moção de congratulação aos professores e instituições de ensino que participaram do projeto em 2017. Ao todo, 20 jovens parlamentares de dez escolas da cidade, entre públicas e privadas, estiveram envolvidos na quinta edição do PJ.

Neste ano, o tema escolhido foi “Mobilidade Urbana”, porém, indicações com outros temas foram igualmente propostas. Foi o caso dos alunos do Colégio Poligenes, Gabriel Aguiar e Allana Krissie, que indicou ao Executivo a criação de um restaurante popular com preço acessível, de R$ 1,00, intitulado “Bom Prato”.

Apesar das matérias não terem força de lei na prática, a atividade simulada possibilitou aos jovens sentir na pele como é uma sessão ordinária. Incumbidos de representar suas escolas, cada dupla contou com cinco minutos para a exposição de suas propostas, e para isso, tiveram que driblar o nervosismo ao ocupar a tribuna. “Ali na frente, no começo, fiquei com medo, mas depois deu para falar. Acho que foi uma experiência legal, ter vindo nas duas oficinas e na sessão. Eu gostei de participar. Pareceu bem idêntico ao que aparece na televisão. Achei interessante que ninguém votou não. Todo mundo aceito os projetos”, avaliou o jovem parlamentar Pedro Setulim, do Colégio Nossa Senhora do Carmo.

Para a jovem parlamentar Beatriz Alves da Costa, da E.E Prof. Antônio José Pedroso, “apresentar a sessão em si, foi muito legal. Ir na tribuna, falar sobre o nosso projeto, explicar… Eu achei uma experiência muito boa, porque além da gente ter que trabalhar para o nosso projeto ser aprovado, a gente dá mais valor ao que a Câmara faz pelo município”, arrematou Beatriz.

Orgulhosa da participação da filha, a jovem parlamentar Giulia Giacometti Rossi, do Colégio Novo Anglo, Silvana Giacometti Rossi, acompanhou as apresentações do começo ao fim. “Eu não conhecia o projeto e achei interessante. É um incentivo para novos cidadãos. Eles mesmos perceberam o que tem de falha [na cidade], e colocaram o que perceberam. Fiquei contente que minha filha tenha participado, e tenha se empenhado em participar, porque nosso país depende muito deles”, avaliou Silvana.

Para a diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro, “as sugestões apresentadas mostram que eles [os jovens] estão antenados e preocupados com a cidade, e as indicações podem, quem sabe, servir de base para alguma indicação feita pelos vereadores e até mesmo, como sugestão para o prefeito”.

Já o presidente da Escola do Legislativo, vereador Pretto Miranda Cabeleireiro, em seu pronunciamento, agradeceu o empenho dos jovens parlamentares e aproveitou para enaltecer o trabalho dos professores. “Sem vocês [professores] não desenvolveríamos este trabalho. Dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor, e a Escola do Legislativo não poderia deixar de prestar essa homenagem, e assim a faz por meio da frase [de Luis Alves]: “Educar é um dom concebido aqueles que antes de tudo aprenderam a se doar. O magistério é uma eterna doação de amor, de conhecimento, de experiência da vida””, concluiu o vereador.

O Parlamento Jovem é organizado anualmente pela Escola do Legislativo, órgão da Câmara Municipal de Jaboticabal, e envolve alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo do PJ é estimular a participação política dos adolescentes no processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estimular debates sobre o universo legislatório.

A íntegra da sessão do PJ está disponível na WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br).

Veja o que foi votado:

Projeto de Resolução nº 01/2017 
Autoria: Totalidade dos jovens parlamentares
Regulamenta, no âmbito do Poder Legislativo, a Lei Federal nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a Administração Pública.

Indicação nº 01/2017 (Colégio Novo Anglo)
Autoria: Giulia Giocometti Rossi e Nicholas Uehara
Indica ao Executivo Municipal a realização de um circuito de cultura, esporte e lazer nas imediações do Lago da Prefeitura do Município de Jaboticabal.

Indicação nº 03/2017 (Colégio Maria)
Autoria: Melissa Marques e Gabriel Fenerick
Dispõe sobre a indicação ao poder executivo sobre a ampliação das atividades culturais no município.

Indicação nº 04/2017 (Colégio Santo André)
Autoria: Marília Rodrigues de Sá e Victor Hugo Pereira Mariano
Indica a fiscalização das entradas de escolas da cidade de Jaboticabal – SP.

Indicação nº 05/2017 (E.E. Dona Aurora)
Autoria: Sabrina de Souza Avelar e Maycon Macedo da Silva
Dispõe sobre a viabilização do cumprimento de parte da lei federal 12.527/2011 que prevê melhorias para atender ao acesso das informações públicas municipais.

Indicação nº 06/2017 (Colégio Moura Lacerda)
Autoria: Nathaly Poltronieri Camilo e Daniel Guiné Pinto Ferreira
Indica a implantação do Muniesporte, evento esportivo que pretende mobilizar os alunos das escolas jaboticabalenses, promovendo o esporte e a cidadania.

Indicação nº 07/2017 (Colégio Nossa Senhora do Carmo)
Autoria: Pedro Otavio Setulim Silva e Abner Felipe
Indica campanhas de conscientização no trânsito em escolas e nas vias públicas.

Indicação nº 08/2017 (E.E Prof. Antônio José Pedroso)
Autoria: Beatriz Alves da Costa e Breno dos Santos Lima
Dispõe sobre a indicação de criação e a aprovação de ciclovias e ciclo faixas.

Indicação nº 09/2017 (Colégio Poligenes)
Autoria: Gabriel Aguiar e Allana Krissie
Indica ao Poder Executivo a criação de um restaurante popular: “Bom Prato” com preço o acessível de R$ 1,00.

Indicação nº 10/2017 (Centro Educacional SESI)
Autoria: Isabelle Eustáquio e Tainah Afonso
Dispõe sobre a indicação da regularização dos calçamentos, em especial, da área central da cidade, garantindo maior acessibilidade.

Indicação nº 11/2017 (Centro Educacional SESI)
Autoria: Luis Izildo Caetano e Isabela Stevanatto
Indica a revitalização do Centro Esportivo Antônio Mônaco e dá outras providências.

Moção de Congratulação nº 01/2017
Autoria: Totalidade dos jovens parlamentares
A todos os professores, coordenadores e diretores das escolas participantes do Parlamento Jovem/2017, que de alguma forma auxiliaram para que o projeto andasse e culminasse na Sessão Ordinária dos Parlamentares Jovens de 2017.