• Home »
  • Noticias »
  • Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva inaugura CAPS e amplia rede de atendimento em saúde psicológica do município

Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva inaugura CAPS e amplia rede de atendimento em saúde psicológica do município

Prefeitura de Pitangueiras e Ibitiúva inaugura CAPS e amplia rede de atendimento
em saúde psicológica do município

A Prefeitura Municipal de Pitangueiras e Ibitiúva, por meio das secretarias de Infraestrutura e da Saúde, inaugura na próxima segunda-feira (19), às 17h, o seu primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Décima quarta obra a ser entregue em 2016 pela atual administração, trata-se de uma conquista ainda maior para o município, por ser a sede de um órgão dedicado ao atendimento de pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico por transtornos mentais graves e persistentes, incluindo os relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

O investimento para construção do CAPS foi de R$ 399.890,00 em recursos próprios. O projeto executado consistiu na construção de: rampa de acessibilidade, hall de entrada, sala de espera, arquivo, recepção, hall, sanitários masculino e feminino adaptados, área de iluminação, consultórios, sanitários femininos e masculino com vestiários, sala de reunião, área externa de convivência, sala médica, posto de enfermagem, copa, área de serviço, depósito de material de limpeza, depósitos de resíduos contaminados e não contaminados.

Apesar de o município já contar com o atendimento regular do Ambulatório de Saúde Mental, a implantação do CAPS é uma necessidade para cidades com mais de 15 mil habitantes (Pitangueiras e Ibitiúva têm hoje mais de 38 mil habitantes, segundo o IBGE), sendo também uma concretização do governo do prefeito João Batista de Andrade.

A implantação do CAPS também consiste na capacitação de profissionais dedicados exclusivamente a esse tipo de serviço. Além do atendimento ambulatorial, eles farão visitas domiciliares, atenderão e orientarão às famílias dos assistidos e promoverão atividades comunitárias, enfocando a integração do doente mental na comunidade e na família.

SERVIÇO
Inauguração do CAPS “Izildinha Aparecida Gallo Girardelli”
19/12 (segunda), 17h
Rua Arnaldo Caroni , 1055, no Jardim Leone