Alunos da EMEC de Taquaral se tornam estrelas literarias

Alunos da EMEC de Taquaral se tornam estrelas literarias

ALUNOS DA EMEC DE TAQUARAL SE TORNAM ESTRELAS LITERÁRIAS

Alunos do 4º, 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, que frequentam a EMEC (Escola Municipal de Ensino Complementar) de Taquaral se tornaram escritores. Sob a direção da Srª. Nadir Domingues, e orientação das professoras Elenilda Souza e Laís Baffi, eles escreveram e ilustraram suas próprias histórias, e essas se tornaram verdadeiras obras literárias.
A escrita e a leitura está entre as atividades desenvolvidas nesta Unidade de Ensino, com o intuito de colaborar com a escola de ensino básico, já que o domínio dessas habilidades é essencial para que os alunos tenham uma participação social efetiva, elas garantem a comunicação e o acesso a diversas informações. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao internalizar tais habilidades nos alunos, a escola cumpre sua função de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.
Afim de cumprir esse objetivo e levando em consideração as dificuldades dos alunos e a falta de motivação dos mesmos, surgiu a ideia do projeto, que aconteceu da seguinte maneira: cadastro e gerenciamento de turmas e alunos, impressão de material para escrita e ilustrações, desenvolvimento em sala de aula (escrita e desenhos), revisão dos textos e digitação, escaneamento das ilustrações, envio do material para editora, reunião de pais para apresentação do projeto. O mesmo teve um custo de R$ 1200,00 e foi pago com doações de amigos e parceiros das professoras envolvidas, que acreditaram no seus trabalhos e na importância deste projeto na vida desta crianças, aos quais são eternamente gratas.
As obras dos pequenos grandes escritores, já foram editadas, publicadas e enviadas para a escola, e finalmente o momento tão esperado que é a entrega dos livros aos seus autores acontecerá dia 30 de novembro de 2016, em um evento ás 19h30 na própria escola.
“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado, é alguém que acredite nele”. (Roberto Shinyashiki)

collage

6