• Home »
  • Jaboticabal »
  • Ação da Vigilância Sanitária apreende óculos de grau vendidos irregularmente em Jaboticabal
Ação da Vigilância Sanitária apreende óculos de grau vendidos irregularmente em Jaboticabal

Ação da Vigilância Sanitária apreende óculos de grau vendidos irregularmente em Jaboticabal

Ação da Vigilância Sanitária apreende óculos de grau em Jaboticabal

Em atendimento à Lei Estadual nº 15.658 de 09 de janeiro de 2015, a equipe da Vigilância Sanitária de Jaboticabal apreendeu 225 unidades de óculos de grau que estavam sendo comercializadas irregularmente por estabelecimentos não credenciados.

A mesma Lei prevê igualmente que sejam apreendidos óculos de proteção solar que estejam sendo comercializados por estes estabelecimentos, porém, como ainda estão em processo de regulamentação os meios de certificação exigidos para estes produtos, a Vigilância Sanitária aguarda a definição da matéria para que possa agir dentro da legalidade.

“É um grande risco à saúde o uso destes óculos com graduação pronta que estavam sendo comercializados em estabelecimentos não credenciados. O correto é que toda lente de correção oftálmica seja prescrita pelo profissional da área médica, o oftalmologista. Esta receita deve ser apresentada em uma óptica, que é o estabelecimento credenciado para a confecção das lentes. Mesmo o exame de optometria só pode ser realizado pelo profissional médico, ficando proibida a sua realização pelas óticas, que legalmente não têm autorização para tanto”, alerta o coordenador da Vigilância Sanitária, Fernando Aurélio Arrobas Martins.

Fernando completa, ainda, que a Vigilância Sanitária de Jaboticabal continuará atenta a esta prática ilegal. “Estaremos apreendendo e retirando do comércio estes produtos irregulares quando encontrados, autuando os responsáveis.”