• Home »
  • Noticias »
  • Taquaral e o 3 melhor municipio do Índice de Bem-Estar Urbano dos Municipios
Taquaral e o 3 melhor municipio do Índice de Bem-Estar Urbano dos Municipios

Taquaral e o 3 melhor municipio do Índice de Bem-Estar Urbano dos Municipios

Taquaral é o 3º melhor município do Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros, atrás apenas de Santa Salete e Buritizal.

O INCT Observatório das Metrópoles promoveu o lançamento do Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (IBEU-Municipal), com o propósito de oferecer mais um instrumento para avaliação e formulação de políticas públicas. O índice apresenta um levantamento inédito sobre as condições urbanas dos 5.565 municípios brasileiros, a partir da análise de dimensões como mobilidade, condições ambientais urbanas, condições habitacionais, atendimentos de serviços coletivos e infra-estrutura.

Taquaral  ocupou o 3° lugar entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros, ficando entre os 100 municípios com maior bem-estar urbano. O IBEU-Municipal mostra que entre os maiores desafios do Brasil estão a infraestrutura e os serviços coletivos. Ao avaliar o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia, mais de 50% dos municípios estão em condições ruins nesses serviços.

Taquaral teve indice de 0,937 na classificação geral

CLASSIFICAÇÃO GERAL 0,937             3º LUGAR

A coordenação de pesquisa para a produção do IBEU Municipal foi do professor Marcelo Gomes Ribeiro, e contou com o trabalho dos pesquisadores-bolsistas Gustavo Henrique P. Costa, Breno Willians N. Machado, Marina Martins de Araújo, Vitor Vilar Dromond, Dayanne N. de Olveirera Gomes e Tatiane Torres Castro da Silva.

O trabalho completo se encontra no seguinte link:

http://observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_k2&view=item&id=1745:%C3%ADndice-de-bem-estar-urbano-dos-munic%C3%ADpios-brasileiros-%E2%80%94-ibeu-municipal&Itemid=164