Radio Vida Nova completa hoje 82 anos em Jaboticabal

Radio Vida Nova completa hoje 82 anos em Jaboticabal

RADIO VIDA NOVA COMPLETA HOJE 82 ANOS EM JABOTICABAL

Por Mentore Conti Mtb 0080415 (compilado de texto da Emissora na internet)

A Rádio Vida Nova de Jaboticabal, Comemora hoje, dia 22 de setembro 82 anos e hoje sendo de propriedade da Dioceses de Jaboticabal tem em parte de sua programação a função evangelizadora da Igreja Católica Apostólica Romana. A Emissora é uma das mais antigas emissoras de Rádio do País, ao lado da P.R.A.7, hoje a Rádio Clube de Ribeirão Preto,

A Rádio Clube Paranaense, hoje a RB2 de Curitiba ambas de 1924. A Rádio Vida Nova é mais antiga que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro que é de 1936.A história da Radio Vida Nova, antes a PRG4 tem início em 1934, com um grupo de empresários, formado por Egydio de Souza, Osman Guarita Valente Docce, Augusto Tonani e Alcides do Amaral Gugel Peixoto, que formam uma comissão para a criação da primeira emissora de Rádio de Jaboticabal, com sede inicialmente na Avenida Pintos, 53 A.No dia 22 de setembro de 1934 então, passa a funcionar em caráter experimental na Avenida Benjamin Constant e em 8 de dezembro de 1934, mediante a um telegrama do Ministério da Viação, é finalmente concedida a licença de funcionamento para a Rádio Clube de Jaboticabal, bem como o seu prefixo no registro de P.R.G 4.Em 23 de dezembro de 1935, a inauguração oficial acontece com grandiosa apresentação nas dependências do antigo Cine Teatro Polytheama , com artistas da P.R.A.7, hoje a Rádio Clube de Ribeirão Preto. O Evento é apresentado por Alceu Camargo Silveira e Agnelo Macedo.A Emissora, passa a funcionar na praça Jorge Tibiriçá, ao lado da Escola Coronel Vaz, mais tarde muda-se para os altos da Avenida Pintos, e posteriormente, para a Rua São Sebastião, com o nome Rádio Clube de Jaboticabal tendo também uma alteração em seu prefixo, onde passa a ser ZYE 285, e por volta dos anos 70 – ZYK 509.

Dos anos 60 a 80 a emissora era de Carlos Assoni, que em 86 vendeu a Radio que era AM para montar a primeira Rádio FM da cidade a então Radio Aquarela, hoje 101 FM.Esta venda foi em 10 de setembro de 1986, para a Diocese de Jaboticabal que adquire a Rádio Jaboticabal LTDA., passando a ser chamada de Rádio Vida Nova. Seus estúdios e escritórios passam então, para a Sede Social Diocesana na Rua Rui Barbosa, 546, 4º andar.A P.R.G 4 revelou para a radiofonia muitos nomes a exemplo de Bruno Sobrinho que fez carreira no Rádio Paulistano.

A história da Radio Vida Nova, operando sempre em AM, conta e contou ainda, além, de outros com nomes como Jorge de Bello, que trabalhou na rádio em várias épocas desde a PRG4, Daniel Bruno, Agenor Quirino, Farias Brasil, Carmo Leonildo (hoje na 101FM). Também fizeram parte da Vida Nova Edú Lopes e Paulo Barroso (já falecidos).

FONTE – cronica e arte