• Home »
  • Jaboticabal »
  • Vereadores Prof. João Roberto e Carlota participam do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso na Alesp
Vereadores Prof. João Roberto e Carlota participam do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso na Alesp

Vereadores Prof. João Roberto e Carlota participam do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso na Alesp

Vereadores Prof. João Roberto e Carlota participam do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso na Alesp

Hoje, 27 milhões de pessoas têm mais de 60 anos no país, o que corresponde a 13,7% da população brasileira.

Os vereadores Prof. João Roberto e Carlota participaram do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na quarta-feira (24/02). Sob a coordenação da deputada Beth Sahão (PT), a frente foi lançada com o tema “Desafios para a construção do protagonismo do idoso na sociedade contemporânea”.

A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que, em 2025, o Brasil tenha 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Hoje, 27 milhões de pessoas têm mais de 60 anos no país, o que corresponde a 13,7% da população brasileira. Diante deste cenário, aumentam as necessidades de políticas públicas voltadas aos idosos. Durante sua fala, a deputada Beth Sahão afirmou que alguns dos objetivos da frente serão “agregar novas informações, trocar ideias e sensibilizar autoridades” por se tratar de um “segmento que ainda requer avanços em políticas de proteção”.

Para o vereador Prof. João Roberto, as políticas públicas específicas são fundamentais e devem ser feitas de forma integrada entre os poderes públicos. “As políticas públicas (saúde, educação, transporte, moradia, cultura, dentre outras) devem ser implantadas e realizadas por vários organismos governamentais de forma integrada, de modo que as mesmas sejam eficientes, pois, muitas vezes cada órgão desenvolve as atividades de maneira isolada e, com isso, não obtendo a resolutividade desejada”, acredita o parlamentar.

Neste ano, entre as ações da Escola do Legislativo, órgão da Câmara Municipal de Jaboticabal presidido pelo Prof. João Roberto, estão previstos eventos relativos à violência doméstica, que terá como um dos subtemas a violência contra o idoso. O cronograma deve ser definido nas próximas semanas.

Vale lembrar ainda que, pelo calendário oficial de eventos do município, no dia 15 de junho é comemorado o Dia da Conscientização da Violência Contra os Idosos (Leiº 4416/2013) e em 27 de setembro, o Dia Municipal do Idoso (Leiº 3212/2013).