Campanha de prevenção do Câncer Bucal acontece durante o “Dia D”

Campanha de prevenção do Câncer Bucal acontece durante o “Dia D”

Neste sábado, dia 9, acontece o “Dia D”, envolvendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e a  Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jaboticabal. A primeira visa vacinar grupos específicos contra três vírus da gripe, incluindo o H1N1. Na segunda, serão realizados exames clínicos nos pacientes para detecção precoce de alterações na boca. As campanhas terminam somente no dia 31 deste mês.

A Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal acontece todos os anos, mas, segundo o coordenador da Saúde Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Nicolino Filardi Junior, as pessoas ainda estão resistentes ao exame.

“O problema maior ainda é a falta de conscientização das pessoas sobre o problema. A prevenção é, sem dúvida, a melhor forma de se detectar um possível câncer bucal. Algumas pessoas ainda estão resistentes. Estamos convidando a todos para que venham se vacinar e aproveitem para fazer a avaliação no ‘Dia D’. Infelizmente no Brasil o câncer bucal, na maioria das vezes, é diagnosticado tardiamente”, destaca Nicolino.

No dia 14 de abril foi realizada na Divisão Regional de Saúde em Ribeirão Preto uma reunião e palestra direcionada à campanha. Estavam presentes cirurgiões dentistas dos 26 municípios que compõem a regional, incluindo os profissionais de Jaboticabal, Fabiano Domingues, Gilda Ribeiro, Lígia Siragusa, Luciana Souza, Marcela Daloia e Mariana Bottino Roma.

Autoexame da boca

Procure um espelho em um local bem iluminado e verifique:

Lábios

Língua (principalmente as bordas)

Assoalho (região embaixo da língua)

Gengivas

Mucosa jugal (bochecha)

Palato (céu da boca)

Tonsila ou amígdala

 

Como prevenir

 

Pare de fumar.

Evite bebidas alcoolicas.

Proteja-se dos raios do sol (boné, chapéu, protetor solar, etc).

Elimine fatores traumáticos na boca (prótese mal adaptada, dentes tortos, cáries, restos dentários).

Alimente-se de maneira saudável.

Execute o autoexame periodicamente.

Consulte regularmente um cirurgião dentista.

Procure o cirurgião dentista se encontrar qualquer alteração em sua boca.

Coma com frequência frutas e verduras, pare de fumar, não beba em excesso.