Sábado é dia de vacinação contra a gripe

Sábado é dia de vacinação contra a gripe

No próximo sábado (09) todas as unidades básicas de saúde participam da campanha .

Acontece no sábado (09), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Em Jaboticabal, todas as unidades básicas de saúde estarão atendendo entre 8h e 17h.

“Pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até antes de completar cinco anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde das redes pública e privada, doentes crônicos com prescrição médica devem procurar a unidade de saúde mais próxima”, afirma a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maura Guedes Barreto.

Pessoas acamadas – A Secretaria de Saúde realiza atendimento especial aos pacientes acamados. Para garantir a participação na campanha de vacinação, basta ligar no CIAF mais próximo, na Secretaria Municipal de Saúde ou no Departamento de Vigilância Epidemiológica e agendar a visita.

Para mais informações, o telefone de contato da Vigilância Epidemiológica é (16) 3203-8545.

Diferente de um resfriado, gripe é uma doença séria. Todos deveriam, anualmente, tomar vacina contra a influenza para evitar que o vírus entre no corpo e faça estragos. Menores de cinco anos, grávidas e maiores de 60, no entanto, estão mais susceptíveis às consequências negativas da doença, que pode levar à pneumonia e até mesmo à morte. Quanto mais frágil o indivíduo, maior a importância de se vacinar.

É partir dessa constatação que o Ministério da Saúde oferece, a partir desta segunda-feira (04), vacinação gratuita para esse grupo de risco. A campanha de 2015 sofreu atraso por causa da mudança de duas cepas do vírus, que não estavam circulando ano passado.

Alguns mitos, no entanto, fazem com que muitos fujam da vacinação, mas existem boas razões para se vacinar contra a gripe. Saiba quais são elas:

1 – Gripe pode ser grave e levar à morte
2 – O vírus sofre mutação constante e a vacina fica obsoleta
3 – Gripe pode causar pneumonia viral e bacteriana
4 – Vacina não causa gripe ou sintomas
5 – Protege mulheres grávidas, que deram à luz recentemente e bebês
6 – Quando você contrai a gripe, continua espalhando o vírus até o término dos sintomas
7 – O vírus da gripe pode infectar o coração