Prefeitura de Jaboticabal investe em educação infantil

Prefeitura de Jaboticabal investe em educação infantil

Meta é até o final do ano reduzir drasticamente a fila de espera para vagas em creches da cidade

Estão sendo construídas três novas creches em Jaboticabal, com previsão de oferecer 390 novas vagas. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, André Nozaki, além das creches que já estão sendo construídas, a previsão é de que a Prefeitura inicie, ainda este ano, a construção de outras três novas creches, que juntas somaram cerca de 400 vagas. Com este total de novas vagas, o objetivo da administração municipal é zerar a fila de espera.

“A creche da Sanbra, com capacidade para receber 120 crianças em tempo integral, será concluída até o final do ano, bem como a creche do Parque das Araras, também com 120 vagas em tempo integral, e a do Jardim Santo Antônio, com 150 vagas”, informou Nozaki. Ele explica que as três outras creches que serão construídas serão instaladas no Jardim São José e no Residencial, com 150 vagas cada, além de uma creche-escola no Jardim Botânico.

A construção de duas novas escolas de ensino médio também está na pauta da Secretaria Municipal de Educação, que já planejou o crescimento da demanda nesta faixa etária baseada em dados do IBGE, que apontam a redução no número de nascimentos em relação a anos anteriores. A demanda por vagas em creche, à medida em que reduz o número de nascimentos, estabiliza e, consequentemente, aumenta a demanda por vagas no ensino médio, uma vez que os alunos das creches vão crescendo.

Os projetos das escolas que serão construídas na Sanbra e no Santo Antônio foram possíveis em função da parceria com a Fundação Desenvolvimento de Educação do Governo do Estado de São Paulo. “Estamos concluindo o projeto executivo. A Fundação vai doar a verba e a Prefeitura já doou os terrenos”, informou André Nozaki.

Atualmente, Jaboticabal conta com 16 creches municipais e uma conveniada. São oferecidas 1100 vagas.