Camara discute situação do Canil

Camara discute situação do Canil

No último dia 16 de abril, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Edu Fenerich, recebeu em audiência o voluntário do canil municipal, Sr. Gilberto Lopes de Oliveira.
O Sr. Gilberto, que sem ter qualquer pretensão eleitoral, exerce trabalho voluntário e ainda usa de recursos próprios para a melhoria das condições daquele local, solicitou audiência com o presidente da Câmara para informá-lo sobre o atual funcionamento do canil municipal.
Relatou que atualmente o canil está com cerca de 25 cães quando o ideal seria que o mesmo tivesse 50 vagas. Informou que o canil municipal não tem como objetivo nem alojar e nem alimentar cães abandonados por proprietários irresponsáveis e desprovidos de quaisquer sentimentos nobres, mas, sim abrigar cães com histórico (que ficam em observação após morder alguém, que tenham algum tipo de doença grave ou transmissível). Informou ainda, desconhecer qualquer município que disponha de canil com vagas suficientes para abrigar elevado número de cães vítimas de abandono, até porque, nenhuma Prefeitura Municipal tem dentre suas atribuições legais, a criação de animais domésticos. Disse que, ao contrário do afirmado na tribuna livre da Câmara Municipal, todos os cães do canil municipal repousam sobre carpetes adquiridos por ele. Finalizou elencando algumas melhorias que, com poucos recursos, poderiam ser realizadas no canil municipal as quais trariam enorme ganho de qualidade no atendimento realizado naquele local.

 

 

O Dr. Edu Fenerich pediu ao Sr. Gilberto que fizesse um relatório contendo as necessidades mais urgentes do canil municipal para que, até o final do ano, analisasse com os demais vereadores, o que poderia ser feito com eventual sobra de recursos do Poder Legislativo Municipal.
O Presidente da Câmara Municipal foi falar com o Prefeito Raul Girio sobre o assunto e foi informado por ele que há um acordo com a empresa construtora dos edifícios, para a construção de um novo canil.