Bairros de Jaboticabal sofrem com a falta de água
O dia de ontem foi marcado pela falta de água em diversos bairros de Jaboticabal. Segundo o Saaej (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal), equipes da autarquia estão trabalhando nos reparos necessários para a normalização do abastecimento.
O problema local ocorre em um momento em que o Brasil volta a enfrentar sérios desafios relacionados à escassez hídrica. Uma década após a mais grave crise de sua história, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) vê o Sistema Cantareira atingir seu menor nível em dez anos — abaixo de 30%. A partir de 1º de outubro, a região entrará em fase de restrição. Para tentar equilibrar o abastecimento, a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a Sabesp a captar água da bacia do rio Paraíba do Sul.
Além disso, medidas emergenciais já estão em vigor, como a redução da pressão da rede durante o período noturno.
Esse cenário não se restringe a São Paulo. De acordo com a ANA, cerca de 1.900 cidades brasileiras enfrentam seca intensa, enquanto a Amazônia vive um momento crítico de escassez, com situação de emergência declarada em importantes bacias hidrográficas.