Notícia da Região
Evento Online para Prefeituras do Nordeste Paulista reúne quase 50 municípios
Postado em 31/07/2020

Evento Online para Prefeituras do Nordeste Paulista reúne quase 50 municípios

Evento Online para Prefeituras do Nordeste Paulista reúne quase 50 municípios

Webinar das Cidades Digitais da região trouxe as inovações de Bauru, Marília, Mogi Mirim e Ribeirão Preto e contou ainda com a participação do Coordenador-Geral de Relacionamento e Portfólio da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia.

O uso de tecnologia contra a crise do coronavírus foi tema de encontro na manhã desta terça-feira (28) de gestores públicos paulistas. O Webinar, direcionado para a região Nordeste do Estado, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, reuniu prefeitos e gestores de quase 50 municípios. “A temática é tão importante nos dias atuais que atraiu representantes de outros Estados onde a RCD realiza eventos presenciais e agora virtuais, como Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Teremos um novo desenho das chamadas smartcities, as cidades inteligentes, e sem o uso de tecnologia será difícil acompanhar”, enalteceu o diretor da RCD, José Marinho.

Com a necessidade da transformação digital dos municípios brasileiros, cresce também a demanda pela oferta de serviços digitais. Para o Coordenador-Geral de Relacionamento e Portfólio da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, Marcos Ricardo dos Santos, os municípios devem buscar na simplicidade as soluções para os problemas dos cidadãos. O representante do governo federal no encontro virtual também convidou os gestores municipais a integrarem a Rede Gov.Br para troca de experiências e oferta de serviços.

Segundo ele, o Brasil em comparação a outros países está atrasado 15 anos na oferta de serviços online. “Para fazer a transformação digital a gente tem que focar sempre no cidadão. E não precisa utilizar, necessariamente, tudo que há de mais moderno em tecnologia existente”, argumenta.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, destacou o uso de tecnologia para o gerenciamento das informações municipais, trazendo dados em tempo real sobre a ocupação de leitos, por exemplo, na cidade. Antes mesmo da pandemia, cita o prefeito, o município já contava com aplicativos para controle de serviços na Saúde como histórico de vacinação, consulta de remédicos na rede municipal e o agendamento de consultas. “Todas essas informações só foram possíveis de serem geridas com o uso de tecnologia. Temos que utilizar essa capacidade de transportar informações para o bem e tomar decisões estratégicas mais rápidas”, ressaltou o prefeito. 

O evento online desta terça também trouxe os exemplos de Bauru, Marília e Mogi Mirim. “A tecnologia é um caminho sem volta. Graças à tecnologia é que estamos sobrevivendo financeiramente”, comentou o secretário de Finanças de Mogi Mirim, Oliveira Pereira da Costa, sobre o uso de ferramentas que aumentaram em 40% a arrecadação de ISS.

Em Marília, segundo o secretário de Tecnologia, Eduardo Yamamoto, a infraestrutura tecnológica implantada, com serviços em nuvem, vem auxiliando a gestão municipal em tempos de pandemia. “Hoje a plataforma que utilizamos está muito mais segura e dinâmica”, avaliou Yamamoto.

Em Bauru, a tramitação de processos eletrônicos é um dos casos de sucesso do município, conforme destacou o diretor de Banco de Dados da Prefeitura, Wellignton Silva. “Tivemos uma redução drástica do papel e precisamos continuar nesse caminho de transformação digital. Muitos dos serviços o cidadão não precisava vir até a Prefeitura e isso nos ajudou muito nesse momento, mas nós estamos ainda nesse processo”, disse o diretor.

O Webinar das Cidades Digitais do Nordeste Paulista teve a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Sonner, SIGCORP e EtheriumTech. O evento na íntegra estará disponível a partir desta quinta-feira (30) no canal da TVRCD no YouTube: https://www.youtube.com/redecidadedigital

 

.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2020