Notícia da Região
NOTA DE REPÚDIO - REFERENTE ARTIGO PUBLICADO PELO PORTAL “A CIDADE ON”
Postado em 29/07/2020

NOTA DE REPÚDIO - REFERENTE ARTIGO PUBLICADO PELO PORTAL “A CIDADE ON”

NOTA DE REPÚDIO - REFERENTE ARTIGO PUBLICADO PELO PORTAL “A CIDADE ON”
A Prefeitura Municipal de Sertãozinho manifesta sua indignação com o artigo ofensivo, intitulado “O Brasil em Sertãozinho”, de autoria do jornalista e escritor Julio Chiavenato, publicado em 26/07/2020, no portal “A Cidade ON”.
Lamentamos a abordagem tendenciosa, bem como a linguagem ofensiva utilizadas pelo autor, para se referir à decisão da Administração Municipal de Sertãozinho, quanto à disponibilização de medicamentos de tratamento precoce da Covid-19. Entendemos que: disponibilizar um medicamento não é o mesmo que obrigar a prescrição por parte dos profissionais médicos e nem a utilização por parte dos pacientes. Trata-se da oportunidade de oferecer à população a possibilidade de escolha para seu tratamento, com base em protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde, seguindo rigorosamente critérios e indicações clínicas, além de estudos que endossam a sua utilização.
 
A postura do articulista deixa claro o quanto a polarização política em torno da Covid-19, em grande parte alimentada pela mídia, especialmente os veículos de comunicação aliados contra o Governo Federal, tem prejudicado a definição de condutas para o combate à pandemia, inclusive, alijando o Ministério da Saúde (órgão maior nas estratégias nacionais para a área) de sua competência de implantar e ter um plano de ação unificado para todo o território nacional.
É incompreensível que um veículo que herdou o legado jornalístico do extinto jornal impresso “A Cidade” pactue com a publicação de um texto tão ofensivo, mesmo que seja de caráter opinativo, que ataca toda uma cidade e sua população, colocando seus moradores como pessoas ignorantes, e ofende a história de um prefeito que por 16 anos tem se dedicado ao desenvolvimento de Sertãozinho e ao bem-estar de todos os seus moradores, atribuindo à sua pessoa características como “ignorância” e “burrice”, e insinuando práticas de bruxaria, crime e oportunismo político.
Sertãozinho tem, reconhecidamente, os melhores índices da educação básica na região e está entre as melhores do Estado. Situação que se repete na segurança pública, na saúde, no desenvolvimento econômico, no meio ambiente, na infraestrutura, na limpeza e conservação, e em outras áreas. Tudo isso não foi construído aleatoriamente ou a poder de “bruxaria”, como o articulista apontou de maneira até jocosa.
 
Diferente de outros municípios não tão distantes, Sertãozinho não coleciona histórico de mazelas com a coisa pública e com seu povo. É uma cidade que se destaca por ter um governo sério, transparente e que, dentro da legalidade e da responsabilidade de seus gestores, trabalha de forma a fazer o bem para o seu povo.
Não se pode associar o município a uma corrutela sem leis, pois, estamos falando de uma cidade de mais de 120 mil habitantes, extremamente trabalhadores e orgulhosos do local onde nasceram e vivem. De um município que se tornou a Capital Nacional da Bioenergia e que conta com empreendedores natos e políticos comprometidos com sua história e importância nacional.
 
É fato: os homens não são iguais. E assim como em todas as áreas, existem os bons e os maus profissionais. Existem os maus políticos, mas, felizmente, também existem aqueles que são bons. Da mesma maneira que existem bons jornalistas, mas há aqueles não tão bons.
Por isso, diante do exposto; que gerou tantos dissabores, pedimos a retratação do portal “A Cidade ON”, e esperamos que a reconsideração às ofensas ocorra de maneira amigável, seguindo os preceitos da ética jornalística, evitando a necessidade de que se recorra à Justiça para que a justa reparação por danos morais se realize.
Prefeitura Municipal de Sertãozinho
Prefeito Municipal – José Alberto Gimenez

.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2020