Notícia de Pitangueiras/Taiaçu/Taiúva
Geraldo Alckmin, estará em Pitangueiras/SP no dia 19 de janeiro para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE),
Postado em 18/01/2024

Geraldo Alckmin, estará em Pitangueiras/SP no dia 19 de janeiro para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE),

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, estará em Pitangueiras/SP no dia 19 de janeiro para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), considerada a maior obra da história do município.
O evento será realizado na Praça da Matriz (São Sebastião), às 10h, e também contará com a presença de outras autoridades federais, estaduais e municipais. O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ainda vai confirmar presença.
A ETE de Pitangueiras entrou em operação em dezembro do ano passado tratando 100% do esgoto coletado. O investimento na concretização dessa obra totalizou R$ 17,6 milhões de reais provenientes de recursos próprios e também por meio da Desenvolve SP, agência de fomento do estado de São Paulo.
De acordo com o prefeito Marquinho Soriano, com a ETE, Pitangueiras passa a ser elevada a um novo patamar de desenvolvimento. “Agora, vamos começar a atrair mais indústrias, que vão gerar emprego para a população e, além disso, essa obra desempenha um papel fundamental na preservação ambiental, no fomento da saúde pública e no desenvolvimento sustentável do município”, destaca Soriano.
A preservação da água é ponto central da ETE, pois vai possibilitar a recuperação do córrego Pitangueiras e de trecho do Rio Mogi-Guaçú, que sempre receberam esgoto sem nenhum tratamento.
Construída em uma extensa área de 73.224,31 m², a ETE de Pitangueiras está estrategicamente situada no Km 362 da rodovia Armando Sales de Oliveira (SP-322), com uma capacidade de tratar 130,42 litros de esgoto por segundo.
Possui Emissário Bruto, Estação Elevatória de Esgoto (EEE), Linha de Recalque, Travessia Aérea com método não destrutivo “MMD” e um Sistema de Tratamento de Efluentes por lagoas: lagoa anaeróbia, com dimensões de 60×60 e extensão de 3600,00m²; e lagoa facultativa 1, com dimensões de 162,15 x 85,27 d extensão de 13.826,53m².
LIBERAÇÃO DA OBRA
A liberação da construção da ETE de Pitangueiras ocorreu em 2014, quando Geraldo Alckmin era governador do estado de São Paulo. Ele quem assinou a autorização para o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) contratar a construção de 28 novas Estações de Tratamento de Esgoto no estado. O pacote de obras fez parte do programa Água Limpa, do DAEE, responsável pela implantação de sistemas de tratamento de esgotos em cidades com até 50 mil habitantes não atendidas pela Sabesp.
Além de Pitangueiras, o pacote também beneficiou os municípios de Águas de Lindóia, Américo Brasiliense, Bom Jesus dos Perdões, Borebi, Cafelândia, Caiuá, Campos Novos Paulista, Capivari, Cordeirópolis, Cunha, Guaraçaí, Guatapará, Ibaté, Ibitinga, Ipeúna, Itápolis (distritos Nova América e Tapinas), Jardinópolis, Manduri (distrito de São Berto), Mendonça, Monte Azul Paulista, Murutinga do Sul, Potirendaba, Reginópolis, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e Serrana.

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024