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Preços do ovo e do alho registram quedas em maio 
Postado em 01/07/2020

Preços do ovo e do alho registram quedas em maio 

Preços do ovo e do alho registram quedas em maio 

 

Maracujá segue sendo o produto com maior deflação no preço de 2020

 

Vilões em abril, ovo e alho registraram queda de preço em maio. O levantamento mais recente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) indica uma deflação de 6,89% e 4,33%, respectivamente, nestes produtos. A APAS destaca que em 2020, até o momento, seu Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE teve inflação de 3,67% no ano – valor próximo se comparado ao mesmo período de 2019 (3%).

 

 

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Nota Metodológica

O Índice de Preços dos Supermercados tem como objetivo acompanhar as variações relativas de preços praticados no setor supermercadista ao longo do tempo. O Índice de Preços dos Supermercados é composto por 225 itens pesquisados mensalmente em 6 categorias: i) Semielaborados (Carnes Bovinas, Carnes Suínas, Aves, Pescados, Leite, Cereais); ii) Industrializados (Derivados do Leite, Derivados da Carne, Panificados, Café, Achocolatado em Pó e Chás, Adoçantes, Doces, Biscoitos e Salgadinhos, Óleos, Massas, Farinha e Féculas, Condimentos e Sopa, Enlatados e Conservas, Alimentos prontos,); iii) Produto In Natura (Frutas, Legumes, Tubérculos, Ovos, Verduras); iv) Bebidas (Bebidas Alcoólicas, Bebidas Não Alcoólicas); v) Artigos de Limpeza; vi) Artigos de Higiene e Beleza. Assim, o IPS se apresenta como instrumento útil aos empresários do setor na tomada de decisões com relação a preços e custos dos mais diversos produtos. No que diz respeito à indústria, de maneira análoga, possibilita a tomada de decisão com relação a preços e custos dos produtos destinados aos supermercados. Ao mercado e aos consumidores é útil para a análise da variação de preços ao longo do tempo possibilitando o acompanhamento da evolução dos custos ao consumidor do setor supermercadista.

 

Sobre a APAS – a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.

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