Notícia de Dumont/Guariba/Pradópolis
GUARIBA CONTA COM A UNIMED JABOTICABAL PARA O ENFRENTAMENTO À COVID-19
Postado em 30/06/2020

GUARIBA CONTA COM A UNIMED JABOTICABAL PARA O ENFRENTAMENTO À COVID-19

GUARIBA CONTA COM A UNIMED JABOTICABAL PARA O ENFRENTAMENTO À COVID-19
A Unimed Jaboticabal está ao lado do Poder Público no combate à doença com várias ações, entre elas, o monitoramento de casos suspeitos e confirmados que foi iniciado no dia 14 de março atendeu a 78 pessoas, entre clientes Unimed e pacientes SUS. 
A Unimed Jaboticabal está ao lado da comunidade e autoridades de Guariba na luta para vencer o Coronavírus. Exemplo desta contribuição é o  serviço da Unimed Jaboticabal de monitoramento  telefônico de clientes para acompanhar a evolução daquelas pessoas que apresentaram sintomas de síndrome gripal ou que tiveram contato com pacientes suspeitos ou com os casos confirmados de Covid-19.
O serviço foi implantado pela Unimed Jaboticabal no dia 14 de março, quando a Covid-19 era ainda apenas uma ameaça. O monitoramento atende clientes da Unimed Jaboticabal e do Sistema Único de Saúde em Guariba. Desde então, 78 pessoas de Guariba já foram monitoradas, entre as quais  clientes Unimed Jaboticabal e do Sistema Único de Saúde – SUS.
A Unimed também criou estrutura exclusiva no Pronto Atendimento de Guariba para receber os pacientes com sintomas de síndrome respiratória aguda grave para evitar a contaminação de outros clientes. Foram 58 atendimentos a pacientes de Guariba na estrutura específica e outros 11 pacientes atendidos no Pronto Atendimento de Jaboticabal. Também como forma de conter o avanço do contágio da doença, a Unimed orientou os pacientes para que evitem acessar o Pronto Atendimento e só o façam em caso de extrema necessidade. A Unimed Jaboticabal orientou ainda os clientes para que não levem acompanhantes até o Pronto Atendimento.
“Somos o plano de saúde de Guariba e microrregião. Temos compromisso com a saúde da comunidade. Estamos presentes para dar respostas no momento de grande desafio, somando esforços com a Prefeitura Municipal que tem realizado um excelente trabalho para conter a Pandemia. A Unimed Jaboticabal está lado a lado com nossos clientes e com toda a população. Investimos para montar essa estrutura que hoje atende a toda a comunidade e, como profissionais de saúde, estamos muito felizes em cumprir essa missão, somando os esforços do Poder Público.”, declara o Diretor Presidente da Unimed Jaboticabal, o médico Luiz Roberto Lins Ferraz.

Como funciona o monitoramento
Os pacientes sintomáticos são contatados pela equipe de monitoramento da Unimed duas vezes por dia. Já os assintomáticos, são contatados uma vez por dia. Monitorar pacientes assintomáticos é a chave para conter a epidemia, porque, sem saber que são portadores do vírus, continuam com suas atividades diárias e podem transmitir a doença para outras pessoas.
Em Guariba, a Unimed Jaboticabal realizou a busca ativa de oito pacientes que tiveram contato com pessoas contaminadas pelo Coronavírus.
Os profissionais da Unimed trabalham no monitoramento todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. Todas as pessoas contatadas recebem esclarecimento de dúvidas sem exposição do paciente e são direcionadas a procurar atendimento, caso seja necessário no local de sua referência.
O monitoramento tem por objetivo acompanhar os casos, transmitir orientações, segurança, gerando maior confiança entre os envolvidos e um direcionamento estruturado para atendimento presencial. 
Entre os pacientes monitorados estão crianças, jovens, adultos e idosos.  A Unimed Jaboticabal coloca essas pessoas em linha direta com uma equipe interdisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos, todos supervisionados por médicos que orientam e direcionam os atendimentos. Em caso de surgimento de sintomas da síndrome respiratória aguda grave, os pacientes monitorados recebem orientações sobre como proceder para o correto encaminhamento.
A equipe de monitoramento da Unimed Jaboticabal também acompanha de forma imediata os clientes que entraram em contato com o site da tele assistência e que demandam encaminhamento.
Durante a semana, o atendimento telefônico é realizado na unidade de trabalho dos colaboradores da Unimed e aos finais de semana e feriados, em sistema de home office, na casa dos colaboradores, o que demonstra a dedicação da equipe e o compromisso com os pacientes.
“O monitoramento é também uma de nossas contribuições para o empresariado. Quanto mais rapidamente a Pandemia for contida, mais rapidamente as empresas poderão voltar a rotina de produção, aquecendo a economia e gerando postos de trabalho”, destaca Dr. Ferraz.

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