Notícia da Região
Socicana promove webinar sobre prevenção e combate a incêndio
Postado em 27/06/2020

Socicana promove webinar sobre prevenção e combate a incêndio

Socicana promove webinar sobre prevenção e combate a incêndio

 

O tempo seco já chegou e a Socicana volta a frisar a necessidade de prevenção a possíveis incêndios. Desta vez, as informações sobre o tema foram passadas no canal da Socicana, no YouTube, por meio de uma webinar – uma espécie de mesa redonda online. A webinar, transmitida no dia 17 de junho, e que continua disponível no canal, contou com a participação do superintendente da Socicana, Rafael Bordonal Kalaki, das advogadas Elaine Maduro Costa e Marta Santos, da Associação, e da presidente do Conselho da ABAG/RP, Mônika Bergamaschi.

O superintendente da Socicana intermediou a conversa e apontou tópicos essenciais à discussão, como o fato da conscientização ser um trabalho de longo prazo, que tem sido feito pela Associação, em parceria com a ABAG/RP, com frequência e de várias formas; a necessidade do produtor estar atento às informações oferecidas pela Socicana; os materiais disponíveis sobre o assunto. “Produtores, não fiquem com dúvida. Entrem em contato com a Socicana, que vamos orientar vocês para que tenham uma ótima colheita e sua propriedade ou as vizinhas não sejam prejudicadas com os prejuízos causados por um incêndio”, destacou Rafael.

Mônika lembrou a diferença entre a queima controlada e fogo sem controle. “Em 2014, depois da queima de mais de 50 hectares na Mata de Santa Tereza, a ABAG sentiu a necessidade de uma campanha de queimada para fogo sem controle. Na época, nos reunimos e montamos a campanha de queima controlada, antes da mecanização da lavoura. Em 2017, a resolução 81, da Secretaria de Meio Ambiente, estabeleceu o nexo causal. A atenção está voltada para a prevenção e o combate a incêndios, uma vez que não há mais queimadas. Este ano, já tivemos 813 focos de incêndio e o período mais seco está apenas começando. Segundo o INPE, o inverno será mais seco do que no ano anterior e, portanto, os riscos são maiores”, apontou a presidente da ABAG/RP.

Ela informou que a ABAG contratou a Somar Meteorologia, que vai mostrar as áreas mais sujeitas a incêndios. Os mapas serão colocados nos sites da ABAG e dos parceiros, bem como nas redes sociais dos mesmos, além de serem divulgados pela EPTV de Ribeirão Preto, São Carlos e Campinas nos próximos cinco meses. “Estamos também com nossa campanha de conscientização contra incêndios. Educação é a base de todo processo para galgar patamares mais altos. Outro ponto importante a destacar é a coragem para denunciar. É preciso denunciar pessoas suspeitas nas propriedades”, comentou Mônika.

 

Advogadas explicam detalhes da campanha contínua de prevenção e combate a incêndio

A gerente do Departamento Jurídico da Socicana, Marta Santos, lembrou que a questão no nexo de causalidade foi uma vitória do setor, que agora tem a oportunidade de defender-se, uma vez que pontue positivamente junto aos critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Polícia Ambiental. “De 2012 a 2017, vivemos uma batalha, mas a Resolução 81 e Portaria 16 disciplinaram as regras e hoje o produtor sabe exatamente como agir”, explicou a Dra. Marta, lembrando que a cartilha “Incêndios – prevenir é um dever de todos” é minuciosa quanto a tudo que deve ser feito pelo produtor para evitar incêndios e como agir no caso de ter que combatê-lo.

A Dra. Marta explicou, ainda sobre o combate aos incêndios e destacou a importância de documentar tudo o que foi feito na ação de combate. “Fotografar tudo: placas dos caminhões-pipa da brigada de incêndio, tratores, etc. Tem que atuar e documentar”, enfatizou. Segundo ela, outro critério exposto na cartilha é o Plano de Apoio Mútuo (PAM). “A Socicana foi a primeira associação a participar de um PAM”, informou. A advogada da Socicana, Elaine Maduro Costa, lembrou que os produtores precisam orientar seus colaboradores a agir o mais rápido possível. “Uma ferramenta muito importante é a informação. Os colaboradores devem saber quais brigadas acionar, para onde telefonar, quem avisar. Temos observado que as campanhas de prevenção têm surtido efeito. Os focos aumentaram, mas os danos estão menores porque as brigadas contra incêndio estão bem preparadas”, salientou. A Dra. Elaine informou que a Socicana disponibiliza um celular para orientar os associados e informar, a qualquer hora, qual é a brigada mais próxima à área acometida pelo fogo (16 99740-6107). “A Socicana orienta, explica e informa sobre várias ferramentas gratuitas, como cartilhas, vídeos, cursos, que estão disponíveis para seu associado”, disse.

Mais informações sobre a campanha contra incêndio e também a cartilha, com cada critério e uma simulação de pontuação, estão disponíveis no seguinte link: http://socicana.com.br/incendios/ . Em caso de dúvidas, procure a Socicana.

.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2020