Notícia da Região
Home Office
Postado em 01/06/2020

Home Office

Home Office

Alexandre Angelin*

Com o advento da pandemia do CORONAVIRUS, muitos trabalhadores começaram a laborar suas atividades de suas próprias casas. A exceção está sendo os serviços essenciais, mas que, mesmo assim pode ocorrer de ter atuações de dentro de residências.

As atuações em casa, particularmente, são constituídas de levar documentos para serem realizados em casa ou utilizar uma rede privada como meio de conexão segura e direta, as chamadas Virtual Private Network – VPN. No entanto, o que realmente venho destacar neste texto são as formas como essas atividades estão sendo laboradas em casa, o chamado home office.

A atenção ao home office se volta, necessariamente, na postura com que o profissional tem atuado durante a atividade em casa. Neste caso, quando relato postura, chamo a atenção a postura anatômica de seu corpo. Como é de conhecimento de muitos, quando começamos a realizar as atividades em casa, devemos nos atentar a posição do corpo em relação a mesa de trabalho. Seja no Notebook ou no computador de mesa a relação posição anatômica é primordial para evitar lesões futuras.

No ambiente de trabalho, muitas empresas foram adequadas as exigências da Norma Regulamentadora NR-17 que trata dos aspectos ergonômicos no ambiente de trabalho, e com isso, elas adquiriram mobiliários específicos as exigências da NR-17. Mesas, cadeiras e acessórios ao computador são exemplos de adequações para a atividade fim. Já no ambiente de casa, nem sempre compramos ou adequamos mobiliários para atividades que geram jornadas de trabalho de até 8 horas diretas e seu uso prolongado, nesses móveis, pode prejudicar sua coluna ou sua postura laboral.

Outro detalhe que chama a atenção no home office é a eficiência do serviço. Com o advento do aspecto ergonômico, muitas das atividades são estressantes, demasiadamente pesadas ao anseio familiar, o que ocasiona perda da eficiência e da produtividade da atividade. Não tão distante, existe as atividades laborativas no ambiente de trabalho. Atividades estas que, muitas das vezes, acontecem durante uma pausa para o café e é orientada por preparador físico adequado, devidamente habilitado.

Já em casa, a exceção é quando temos um local específico para a realização do serviço. Nesta circunstância, o trabalho torna-se algo implícito ao ambiente doméstico. E para relaxar ou desestressar da rotina, nada melhor do que fazer uma atividade de alongamento ou um relaxamento corporal. Para isso, há diversos vídeos nas redes sociais que podem ajudar na execução dessas atividades.

E como forma de finalizar o assunto, trago o trade off1 necessidade do serviço x realidade do serviço. Vale destacar que situações podem ser evitadas, mesmo em momentos como este de pandemia. Ou seja, aquela conversa com o seu chefe sobre a verdadeira e real necessidade de realizar a atividade em casa. Espaço social e ambiente com a família. Se é uma exigência da empresa, tome seu cajado e faça da melhor forma possível. Agora se foi uma opção sua, em virtude de adiantar os serviços que poderão vir posteriormente. Em tempos antigos, “dê a César o que é de Cesar”; a casa é o lugar que sua família necessita de sua atenção. Não deixe a realidade atrapalhar a necessidade ou vice-versa. Lembre-se, apenas você, profissional, poderá distinguir esse trade off.

-----------------------------

1Trade off - Termo de origem inglesa que está associada ao conflito de escolha e a relação de compromisso. O termo traz a dualidade de escolher o porquê de uma escolha em relação à outra, resultando em não usufruir dos benefícios da coisa que não é escolhida.

 

* Profissional da área da Segurança Pública, Engenheiro de Produção, pós-graduado em Segurança do Trabalho e mestre em Gestão da Qualidade e Desempenho pela Universidade de São Paulo. 

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024