Notícia de Dumont/Guariba/Pradópolis
Secretaria do Meio Ambiente visitou Usina de resíduos de construção civil na cidade de Ribeirão Preto
Postado em 11/06/2021

Secretaria do Meio Ambiente visitou Usina de resíduos de construção civil na cidade de Ribeirão Preto

Secretaria do Meio Ambiente visitou Usina de resíduos de construção civil na cidade de Ribeirão Preto
 
Objetivo foi obter referências para implantação do projeto em Guariba.
 
Na manhã da última quarta-feira (09) o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Neno Jorge, acompanhado da Engenheira Ambiental Ana Carolina de Sousa e da Engenheira Civil, Natália Silva, visitaram uma Usina de resíduos de construção civil na cidade de Ribeirão Preto. O objetivo foi conhecer o funcionamento da Usina para que futuramente o município possa se espelhar no modelo e realizar a implantação. 
 
Eles foram recebidos pelos Engenheiros Vinicius, Mariana e Vitória, que mostraram todo o processo de triagem e separação dos restos de construção civil. Após a triagem, o entulho é triturado por um equipamento que faz a separação em agregados de alta qualidade, como areia, pedras, pedriscos e rachão. Todo esse processo atende ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
 
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Neno Jorge, a reciclagem de entulhos traz inúmeras vantagens, dentre as quais está a reutilização do material que iria para o aterro, que vira matéria-prima para ser reaproveitada na produção de argamassa, contrapiso, sub-base para asfalto, guias e tijolos ecológicos. “Há um grande desperdício quando o entulho não é reciclado, já que muitos dos materiais podem ser transformados em agregados para a própria construção, preservando matéria-prima e reduzindo custos”, disse Neno.
 
O prefeito Celso Romano destaca que o município está disposto a implantar projetos que possam beneficiar o meio ambiente e oferecer um retorno positivo a nossa população. “A preocupação com a sustentabilidade é fundamental para a redução de problemas ambientais e uma Usina de resíduos de construção civil vem de encontro às medidas de desenvolvimento sustentável do município. Estamos realizando estudos para a implantação deste projeto e esperamos em breve poder anunciar esta benfeitoria”, disse Celso.

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024