Notícia de Pitangueiras/Taiaçu/Taiúva
UPA de Pitangueiras começa a funcionar na próxima quinta-feira (06/05)
Postado em 05/05/2021

UPA de Pitangueiras começa a funcionar na próxima quinta-feira (06/05)

UPA de Pitangueiras começa a funcionar na próxima quinta-feira (06/05)
 
A Prefeitura de Pitangueiras inaugurou na última segunda-feira (03/05), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dr. Plínio Apparecido Mônaco”. O local está localizada à rua Divino Rodrigues de Amorim, nº 16, no Jardim Bonsucesso. Os atendimentos terão início na próxima quinta-feira (06/05), com funcionamento todos os dias da semana, 24 horas por dia.
A Unidade de Pronto Atendimento faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Se necessário o paciente é encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.
 
A estrutura física da UPA é composta por consultórios médicos, salas de espera, salas de classificação de risco, posto de enfermagem, sala de aplicação de medicamento, sala de inalação, sala de coleta, sala de curativo e sutura, sala de emergência, leitos gerais, sala de observação adulta e infantil, além de uma ala para atendimento a casos de Covid-19.
Para o prefeito Marcos Aurélio Soriano, a unidade é um marco na história do município. “Mais uma grande conquista para a saúde pública de Pitangueiras. Não medimos esforços para a instalação da UPA, que agora é uma realidade para nós”, destaca.
A secretária municipal de Saúde, Andréia Mantovani da Fonseca destacou o empenho dos profissionais para a implantação da unidade. “Todos trabalharam muito em função da UPA e hoje me sinto prestigiada e ver ela pronta”, afirma.
Toda a administração da UPA de Pitangueiras será feita pela Organização Social Instituto Innovare Gestão em Saúde, que também foi responsável pela contratação dos profissionais que atuarão na unidade, incluindo corpo clínico e administrativo.
Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h:
FONTE: Ministério da Saúde
• Febre alta, acima de 39ºC;
• Fraturas e cortes com pouco sangramento;
• Infarto e derrame
• Queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura;
• Cólicas renais;
• Falta de ar intensa;
• Crises Convulsivas;
• Dores fortes no peito;
• Vômito constante.
A UPA presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento
Mantem pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.
HOMENAGEM
Durante a inauguração da UPA de Pitangueiras, a família do Dr. Plínio Apparecido Mônaco”, que dá o nome à unidade, foi homenageada.
A esposa, professora Jamile Abdalla participou do descerramento da placa e fez um discurso emocionante, relembrando a trajetória do marido na saúde e na política. Também estiveram presentes a filhas Cátia e Ana Cláudia, as netas Giulia e Giuliana, e a amiga da família, Rosana Petrovick.
Dr. Plínio nasceu em 1933 na cidade de Terra Roxa. Formou cirurgião dentista em 1955 na USP de Ribeirão Preto. Chegou a Pitangueiras em 1956, atuando como autônomo na profissão e, logo depois, veio a se tornar servidor público.
Fez na história na política, com mandatos como vereador, atuação como presidente da Câmara Municipal de Pitangueiras e também foi prefeito na legislatura 1993 a 1996. Dr. Plínio faleceu em novembro de 2012.
Via: Prefeitura de Pitangueiras
Foto:(Prefeitura de Pitangueiras/Divulgação)

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024