Notícia de Matão/Taquaritinga
Prefeitura de Matão realiza zeladoria no Centro de Artes e Esportes Unificado-CEU
Postado em 21/03/2021

Prefeitura de Matão realiza zeladoria no Centro de Artes e Esportes Unificado-CEU

Prefeitura de Matão realiza zeladoria no Centro de Artes e Esportes Unificado-CEU
 
Dando continuidade a vocação do espaço, (CEU), cuja representação histórica para a cidade, vem se tornando uma espécie de patrimônio, por ter sido nesses 7 anos de vida, palco de projetos extraordinários, voltados ao desenvolvimento da arte e cultura, bem como da educação e serviços sociais, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, iniciou o processo de zeladoria e organização de toda a infraestrutura do prédio, neste mês de março.
 
Os projetos do CEU visam integrar ações entre as Secretarias da Educação e Cultura, Esporte, Assistência e Desenvolvimento Social, com vistas, inclusive, no desenvolvimento urbano. O Prefeito Adauto Scardoelli, comentou que “tem um carinho muito grande pelo CEU, pois suas atividades de lazer, cultura, socioassistenciais e de formação a cidadania, contribuem com o aumento da inclusão social das comunidades e faz a cidade avançar”.
A escolha do bairro Portal Terra da Saudade, para construção do CEU, foi estratégica. Trata-se de um lugar geograficamente privilegiado, porque fica na parte mais alta da cidade, mas a população vivia, em 2013, ano em que o espaço foi inaugurado, com extremas dificuldades. Os projetos de desenvolvimento social, realizados até agora, impactaram na melhoria de toda cidade e sobretudo no desenvolvimento das comunidades circunvizinhas.
Isso por que, em sua gestão anterior, há cerca de 10 anos, o Prefeito Adauto Scardoelli, realizou um dos seus mais significativos projetos de reurbanização no Portal Terra da Saudade: a doação de 761 casas populares, para as famílias contempladas pagarem apenas 80 reais de financiamento mensal. Hoje a situação mudou. A comunidade vive melhor e com dignidade, sendo diretamente beneficiada com a proximidade do CEU.
É neste sentido que o zelo pelo lugar deve ser coletivo. O Secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas, disse que “o processo de zeladoria e organização do CEU, envolve tanto a parte de pintura, reforma, conserto, quanto também a contratação de uma equipe responsável pela retomada dos cuidados necessários com o espaço”. Após o período de pandemia, pretende-se retomar o andamento dos projetos, imbuídos em políticas de prevenção, inclusão digital, sustentabilidade e conscientização sobre cuidados com o meio ambiente.
Desde o início do ano até agora, iniciativas importantes foram tomadas, com o objetivo de zelar pelo CEU, como higiene, limpeza e pintura. "Estamos fazendo o restabelecimento do diálogo com a comunidade e isso trouxe mais tranquilidade ao espaço que pode voltar a oferecer muito mais para a comunidade local", explica a diretora de Divisão Cultural, Simone Eliza Marcondes.
Será feito reforma em todas as placas de identificação, desde a que traz o nome do CEU, logo na entrada da instituição, até as placas que direcionam aos diversos subespaços: sala de recepção; Biblioteca; Auditório; Telecentro, quadra poliesportiva; pista de skate; Centro de Referência em Assistência Social-CRAS e playground infantil, o “parquinho”. .
A equipe da Divisão de Manutenção Elétrica e Hidráulica da Prefeitura esteve no local, para identificar os pontos de iluminação, tomadas de energia e torneiras, que precisam de revisão e reparos. Enquanto que a equipe de Serviços, após realizar a poda dos galhos das árvores, incluiu no cronograma a necessária roçagem e retirada de resíduos de lixo do local.
Consta no planejamento a digitalização de todo o acervo da Biblioteca do CEU e a retomada das atividades do Telecentro (sala de informática com 10 computadores), utilizada pela comunidade que produz currículos e acessa a internet, para fins profissionais.

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024