Notícia de Matão/Taquaritinga
Variante inglesa do Coronavírus é detectada em paciente de Taquaritinga
Postado em 28/02/2021

Variante inglesa do Coronavírus é detectada em paciente de Taquaritinga

Variante inglesa do Coronavírus é detectada em paciente de Taquaritinga
 
A Secretaria de Saúde de Taquaritinga (SP) recebeu o resultado positivo de uma das amostras colhidas no início de Fevereiro para a detecção de novas variantes da Covid-19 no município. Os exames de RT-PCR foram enviados para UNESP de Araraquara/SP e, posteriormente, a universidade encaminhou aos laboratórios credenciados para o estudo do sequenciamento genético do vírus.
A amostra foi colhida no período em que o paciente estava hospitalizado na Santa Casa. A identidade foi preservada e não há informações sobre o estado de saúde dele no momento.
A segunda amostra precisou ser descartada por não possuir a carga viral necessária para o estudo.
 
Representantes da pasta disseram, em entrevista na manhã deste sábado (27), que o resultado pode ser a reposta para o aumento de casos da doença na cidade, bem como o número elevado de internações de pacientes com maior gravidade. A suspeita teve início após o nível de transmissão da Covid-19 subir nas últimas semanas, principalmente entre os jovens.
“A nova cepa possui capacidade de contaminação de 40% a 70% maior do que a cepa inicial. Foi verificado que o índice de contágio é igual entre homens e mulheres e está atingindo pessoas abaixo de 50 anos, aumentando os casos entre os jovens. Consequentemente, também teremos um percentual maior de óbitos entre essa faixa etária”, disse Fabrício Gibertoni.
A variante da SARS-COV-2 foi identificada em Dezembro do ano passado por autoridades sanitárias do Reino Unido e é considerada mais contagiosa do que a primeira linhagem do Coronavírus., sendo responsável pela nova onda de casos em diversas cidades do Brasil e do mundo.
A Saúde Municipal continua realizando o monitoramento epidemiológico da Covid-19 na cidade e pede a colaboração de todos os moradores para que as orientações de cuidado pessoal e distanciamento social sejam cumpridas.
FONTE TRIBUNAONLINE
 
 
 
 
 

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024